A Defensoria Pública paulista realizou, nesta quinta-feira, 27 de agosto, uma cerimônia para marcar a inauguração da nova sede da Instituição na cidade de Jacareí, situada no Vale do Paraíba.
“A inauguração dessa unidade em Jacareí representa mais do que a ampliação do atendimento no município, simboliza também o fortalecimento da Defensoria e mais um largo passo no caminho do acesso à justiça em nosso Estado, com a consolidação de um modelo público de assistência jurídica”, declarou o Defensor Público-Geral, Rafael Vernaschi, durante a solenidade. Em seguida, argumentou o Rafael Vernaschi que a Defensoria Pública tem por desafio dar continuidade à valorização da Carreira e de seus Servidores buscando equalizar seus ganhos com os dos demais cargos Jurídicos, bem como o de seguir com a expansão para novas comarcas de São Paulo.
O Coordenador da Unidade de Jacareí, Elthon Siecola Kersul, relembrou o início das atividades da Defensoria Pública na cidade, com apenas dois Defensores Públicos ocupando uma sala do fórum, e destacou o crescimento desse número para seis profissionais atuando no novo prédio. “É uma conquista da Instituição e da população carente de Jacareí, que pode contar com um espaço de conforto e dignidade para serem atendidos”, disse.
Elthon explicou que a atuação da Carreira abrange não apenas a defesa judicial, mas a solução de conflitos por meio de recursos extrajudiciais como conciliação e mediação, além do empoderamento social através da difusão e conscientização sobre Direitos Humanos e cidadania.
Além de Defensores, Servidores e Estagiários, estiveram presentes na cerimônia representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e da OAB, bem como autoridades do Executivo e Legislativo local.
Fonte: DPESP