Fonte: DPESP
O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de SP recebeu nesta segunda-feira (17/12) o Prêmio Direitos Humanos 2012, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria “Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua”. É a 18ª edição do prêmio, oferecido pelo Governo Federal a quem desenvolve ações de destaque na área de direitos humanos.
A Defensoria Pública de SP, através do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e em parceria com a Defensoria Pública da União e o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), realiza desde setembro de 2011 um atendimento especializado à população em situação de rua no Centro da cidade de São Paulo. Em um ano, mais de 900 pessoas foram atendidas – o número chega a 2 mil atendimentos se considerados os retornos.
O Defensor Público Carlos Weis, coordenador do Núcleo premiado, recebeu a premiação das mãos da Presidenta da República, Dilma Roussef, em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Para ele, o reconhecimento serve como estímulo para a continuidade dos trabalhos. “Para a Defensoria Pública, esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho prestado em favor de um grupo social extremamente vulnerável, em face do qual o Estado só apresenta sua face mais dura. Esse prêmio é um estímulo para que seja ampliado o acesso à justiça à população de rua”.
Carlos Weis também destaca que as parcerias firmadas com outras instituições são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. “O sucesso da parceria está diretamente ligado com a parceria feita com os movimentos sociais relacionados à população de rua, e com o empenho dos Defensores Públicos estaduais e federais que atuam no atendimento a essas pessoas”, afirmou.
Durante o primeiro ano de atendimento da população em situação de rua, os Defensores identificaram que umas das maiores demandas deste grupo social é por atendimentos sociais, registro civil e segunda via de documentos pessoais. Também existem demandas para que seja solicitado benefício previdenciário, ou inclusão ou exclusão em albergues.