Defensoras e defensores de São Paulo voltarão à Jacareí neste domingo, dia 30 de outubro, como integrantes das Missões de Observação Eleitoral (MOE) credenciados pelo TSE para acompanhar o segundo turno das eleições.
O Tribunal Superior Eleitoral regulamentou as missões através da Resolução TSE nº 23.678/21 e pela primeira vez credenciou, além de entidades estrangeiras, entidades nacionais, entre elas a Anadep. Para desempenhar este papel, a Associação Nacional conta com o apoio das Associações Estaduais e do DF, entre elas a Apadep.
No primeiro turno, 71 defensoras e defensores, em 21 estados, atuaram como observadores das eleições em todo o País. Em São Paulo, sete associadas e associados da Apadep realizaram o trabalho em zonas eleitorais de Jacareí, interiorizando a ação.
Todos os integrantes da Missão preencheram formulários com apontamentos que foram incluídos em um relatório enviado pela ANADEP para o TSE. Neste documento, não foram apontadas intercorrências relevantes durante o pleito do primeiro turno.