A Diretoria da Apadep participou, na terça-feira, dia 10 de setembro, da primeira reunião da Anadep com representantes das Associações estaduais que participarão das Missões de Observação Eleitoral (MOE), do Tribunal Superior Eleitoral.
Pela segunda vez, a Anadep foi credenciada pelo TSE para atuar na Missão de Observação Eleitoral (MOE). Em São Paulo, oito Defensores/as Públicos/as associadas/os atuarão em São José dos Campos e Araçatuba.
Apenas quatro entidades foram selecionadas, sendo que, além da Anadep, também serão observadoras/es eleitorais o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Transparência Eleitoral Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HISTÓRICO
Em 2022, pela primeira vez a Anadep foi credenciada pelo TSE como observadora eleitoral. Naquele ano, Defensoras e Defensores associadas/os da Apadep acompanharam o pleito em seções eleitorais da cidade de Jacareí como integrantes da a Missão de Observação Eleitoral credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As/os sete representantes da Apadep estiveram em dois colégios eleitorais, observando a votação em cerca de quinze seções eleitorais, local em que entrevistaram eleitoras/es, mesários e integrantes das forças de segurança e preencheram formulários com apontamentos que foram incluídos em um relatório enviado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) para o TSE.
A ação foi realizada nos dois turnos das eleições de 2022, sendo que foram visitadas escolas diferentes.
No total, a MOE da Anadep aplicou 388 questionários durante o trabalho nos dois turnos de votação do pleito de 2022. Foram 281 eleitoras e eleitores entrevistados, 85 mesárias e mesários e 22 integrantes das forças de segurança pública que atuaram nas eleições. O objetivo da pesquisa foi obter informações sobre a confiança da população no sistema eleitoral, os veículos por meio dos quais as pessoas se informam a respeito do pleito e identificar possíveis situações de violências sofridas ou presenciadas nos dias de votação.
Em relação ao grau de confiabilidade no sistema eleitoral, os observadores da Anadep registraram que a ampla maioria, 165 pessoas, atribuiu grau máximo, ou seja, 10 pontos. Também foi verificado que a maior parte dos entrevistados apontou a internet e a televisão como as maiores fontes de informação sobre as eleições.
A Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) foi uma das 8 instituições nacionais credenciadas pelo TSE para a realização das Missões de Observação Eleitoral (MOEs) de 2022.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou em seu site uma matéria com um resumo do relatório da Missão de Observação Eleitoral (MOE) de 2022.