Defensoras/es realizam a primeira reunião de alinhamento sobre a Missão de Observação Eleitoral do TSE

A Diretoria da Apadep participou, na terça-feira, dia 10 de setembro, da primeira reunião da Anadep com representantes das Associações estaduais que participarão das Missões de Observação Eleitoral (MOE), do Tribunal Superior Eleitoral. 

Pela segunda vez, a Anadep foi credenciada pelo TSE para atuar na Missão de Observação Eleitoral (MOE). Em São Paulo, oito Defensores/as Públicos/as associadas/os atuarão em São José dos Campos e Araçatuba. 

Apenas quatro entidades foram selecionadas, sendo que, além da Anadep, também serão observadoras/es eleitorais o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Transparência Eleitoral Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

HISTÓRICO

Em 2022, pela primeira vez a Anadep foi credenciada pelo TSE como observadora eleitoral. Naquele ano, Defensoras e Defensores associadas/os da Apadep acompanharam o pleito em seções eleitorais da cidade de Jacareí como integrantes da a Missão de Observação Eleitoral credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As/os sete representantes da Apadep estiveram em dois colégios eleitorais, observando a votação em cerca de quinze seções eleitorais, local em que entrevistaram eleitoras/es, mesários e integrantes das forças de segurança e preencheram formulários com apontamentos que foram incluídos em um relatório enviado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) para o TSE.

A ação foi realizada nos dois turnos das eleições de 2022, sendo que foram visitadas escolas diferentes. 

No total, a MOE da Anadep aplicou 388 questionários durante o trabalho nos dois turnos de votação do pleito de 2022. Foram 281 eleitoras e eleitores entrevistados, 85 mesárias e mesários e 22 integrantes das forças de segurança pública que atuaram nas eleições. O objetivo da pesquisa foi obter informações sobre a confiança da população no sistema eleitoral, os veículos por meio dos quais as pessoas se informam a respeito do pleito e identificar possíveis situações de violências sofridas ou presenciadas nos dias de votação.

Em relação ao grau de confiabilidade no sistema eleitoral, os observadores da Anadep registraram que a ampla maioria, 165 pessoas, atribuiu grau máximo, ou seja, 10 pontos. Também foi verificado que a maior parte dos entrevistados apontou a internet e a televisão como as maiores fontes de informação sobre as eleições.

A Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) foi uma das 8 instituições nacionais credenciadas pelo TSE para a realização das Missões de Observação Eleitoral (MOEs) de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou em seu site uma matéria com um resumo do relatório da Missão de Observação Eleitoral (MOE) de 2022.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes