O trabalho na 8ª Defensoria de Execuções Criminais de São Paulo levou o Defensor Público Gustavo Octaviano Diniz Junqueira a compartilhar, na última quarta-feira, histórias sobre problemas e soluções na área com os novos Defensores de Mato Grosso. Na palestra, acompanhada também pelo Defensor Público-Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, Junqueira tratou da questão penitenciária e de mecanismos que podem ser utilizados pela Defensoria Pública para colaborar com a construção de um sistema de penas adequado ao Estado Democrático de Direito.
Aos novos Defensores e àqueles que cogitam entrar para a carreira, o Defensor destacou a importância da Instituição. “A Defensoria é o resultado de uma percepção de que o Direito não precisa ser necessariamente opressor, pode cumprir o papel de transformação”. Isso porque, segundo Junqueira, os vetores dessa transformação estão presentes na Lei Orgânica da Instituição e no ideal da carreira, que servem de combustível para o dia a dia da atuação profissional. “Serve ainda para alimentar o sonho de tantos estudantes e estudiosos que querem atuar com compromisso ético e humanitário”.
A palestra foi presidida pelo Defensor Público Fernando Soubhia, membro da comissão organizadora do curso de formação dos novos Defensores, que está em sua segunda fase. O evento foi realizado no auditório da Livraria Janina, no Shopping Pantanal, em Cuiabá.
Fonte: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso