A Apadep realizará o esperado debate entre as/os candidatas/os ao cargo de Defensora/or Pública/o-Geral para o biênio 2024-2026 no dia 11 de abril, em formato presencial e com transmissão ao vivo para toda a carreira, incluindo aposentadas/os e aprovadas/os do IX Concurso de ingresso.
E para proporcionar a participação democrática de Defensoras e Defensores no debate, está aberto, até o dia 9 de abril, o recebimento de perguntas a serem feitas por associadas/os. O convite e as regras já foram enviados às/aos 6 (seis) candidatas/os.
O debate será organizado e conduzido pelo jornalista Leandro Chaves, contratado exclusivamente para o evento e terá cinco blocos, sendo que no quarto bloco as/os candidatos responderão às perguntas previamente encaminhadas por associadas e associados de forma direta e somente para o apresentador/mediador do debate, por meio de um formulário que pode ser acessado pelo LINK aberto até o dia 9, às 18 horas.
Cada candidata/o responderá duas perguntas enviadas por associadas/os e sorteadas ao vivo pelo jornalista. O apresentador sorteará uma/um candidata/o para responder, na sequência, sorteará uma pergunta enviada por associada/o. Esse processo será realizado por duas vezes (duas rodadas). A pergunta deverá ser feita no tempo de 1 minuto e a resposta terá o limite de 2 minutos.
A participação das/os associadas/os respeitará as seguintes regras:
- Cada associada/o poderá encaminhar até 3 (três) perguntas por meio de um formulário ao qual a Apadep não terá acesso e que será encaminhado diretamente ao mediador.
- O formulário estará aberto para respostas até o dia 9 de abril, às 18 horas.
- Cada pergunta terá o limite de 600 caracteres.
- As questões não serão divulgadas previamente.
- O nome da/o associada/o participante será indicado pela/o jornalista responsável quando da leitura da pergunta. Não serão admitidas perguntas anônimas.
- As questões devem obrigatoriamente apresentar pertinência temática com a disputa do cargo ao qual se concorre, ser de cunho institucional, não estar direcionada a determinado candidato e não conter expressões de desrespeito para com as/os concorrentes.
Caso não corresponda a estes requisitos, a questão será desclassificada, não sendo apresentada a sorteio. A análise de pertinência temática será feita pela/o mediadora/or.
Todas as perguntas pertinentes serão colocadas numa urna para sorteio ao vivo pela/o apresentadora/or.