No início da semana, em audiência realizada no Palácio dos Bandeirantes, aconteceu a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado, a Assembleia Estadual (Alesp) e o UNICEF Brasil para a implantação do “Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência”. A APADEP foi a única associação do sistema de justiça presente e com assento à mesa.
A elaboração do protocolo foi realizada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, deputado estadual Carlos Bezerra Jr. (PSDB) junto ao UNICEF e ao governo do estado.
Participaram da audiência de confirmação do documento o governador Márcio França (PSB); o presidente da Alesp Caue Macris (PSDB); o deputado Carlos Bezerra Jr.; a coordenadora do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga; o DPG Davi Depiné; o deputado federal Paulo Teixeira (PT); o cônsul geral da Espanha em São Paulo, Angel Vasquez Dias; o consul geral adjunto do México, Luís Gerardo Hernández Madrigal, entre outras autoridades. “Este protocolo é uma ferramenta de proteção dos adolescentes, especialmente aqueles que estão expostos ao crime e à violência”, afirma Augusto Barbosa, presidente da APADEP.