Para comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública (19 de maio), defensores de todo o país promoveram orientações jurídicas, palestras de educação em direitos e mutirões de conciliação e mediação. Diversas capitais brasileiras e unidades do interior contaram atividades, como em Boa Vista, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, dentre diversas outras. As ações foram resultado da Campanha Nacional que é realizada anualmente para comemorar a data e conscientizar a população acerca dos seus direitos. Em 2012, o tema escolhido foi: “Ensinar, prevenir, conciliar: Defensores Públicos pela garantia extrajudicial dos direitos”.
O lançamento oficial, na sexta-feira (18/05), aconteceu no morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, onde foram promovidos atendimentos, palestras, além de atividades lúdicas e de entretenimento para as crianças.
No estado de São Paulo, a principal atividade foi a realização de mutirões de conciliação, mecanismo que possibilita a resolução de conflitos muito mais rapidamente e sem entrar na justiça. No total, foram pré-agendados 716 reuniões, com mais de 40 profissionais envolvidos em 25 cidades do estado. Na capital, o mutirão de conciliações ocorreu na unidade da Avenida Liberdade, nº 32, na região central da cidade. Somente lá foram pré-agendadas 105 conciliações, das quais 62 restaram frutíferas. Nos casos restantes, a situação continuou indefinida ou uma das partes não compareceu.
A Campanha ajudou a divulgar o trabalho da Defensoria Pública e foi destaque nos meios de comunicação. Cobriram o evento a TV Brasil, a Globo pelo SPTV, RJTV, Jornal Hoje e Globo Notícia, a Rádio Justiça, dentre outros veículos.
Foram distribuídas em todo o país 15 mil unidades da cartilha sobre a atuação extrajudicial da Defensoria, disponível para download aqui.
Ainda em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, o Senado Federal promoveu uma sessão especial na segunda-feira, 21 de maio. Na solenidade, parlamentares defenderam a melhoria das condições de trabalho e a contratação de mais defensores públicos como forma de ampliar o acesso da população mais pobre à Justiça.
Veja as FOTOS do mutirão na cidade de São Paulo clicando aqui