
Foi lançada em Salvador-BA, na segunda-feira, dia 12 de maio, a Campanha Nacional “Justiça Climática é Justiça Social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”. A Presidenta da Apadep e Diretora de Comunicação da Anadep, Jordana Rolim, participou do evento de lançamento, que incluiu palestras com a participação de Defensoras e Defensores Públicos, imprensa, parlamentares e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da realização de um mutirão de atendimentos na aldeia multiétnica Pawi Crody Kariri-Xoc, que contou com a presença da Ministra Macaé Evaristo e do Deputado Federal Reimont (PT/RJ), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados.
A Campanha Nacional 2025 tem como principal objetivo evidenciar o papel estratégico da Defensoria Pública na promoção do acesso à justiça para comunidades vulnerabilizadas, que enfrentam com maior intensidade os efeitos da crise climática, como secas, enchentes, incêndios e o aumento das temperaturas.
No primeiro dia de atividades, a Defensora Pública associada da Apadep, Thalita Verônica, coordenadora da Comissão Temática de Justiça Ambiental e Climática da Anadep, fez a mediação no painel sobre o Papel da Defensoria e da Mídia na Defesa do Direito Humano ao Meio Ambiente Equilibrado e Sustentável.
Já no dia 13 de maio, foi realizado o mutirão na aldeia multiétnica Pawi Crody Kariri-Xocó, que recebeu Defensoras/es acompanhados da Ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e do deputado Reimont (PT/RJ). Jordana Rolim, Presidenta da Apadep, participou da atividade no território da aldeia localizada no município de Entre-Rios-BA.