Caminhada pelo centro foi uma lição sobre a história preta da cidade

Num percurso de 3,5 a partir da Praça da Liberdade, associadas e associados que participaram da Caminha São Paulo Negra no último sábado, dia 26 de novembro, puderam conhecer um pouco da história e da luta de personalidades pretas importantes para a cidade. 

Com orientação da guia Debora Pinheiro, da plataforma Guia Negro, foram visitados lugares como a estátua da Madrinha Eunice, a Igreja dos Aflitos, o antigo Pelourinho e o antigo Morro da Forca. Além disso, personagens negros importantes foram ressaltados, como a escritora Carolina Maria de Jesus; o jornalista, advogado e patrono da abolição Luiz Gama; o arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira (Tebas) e Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, data que se tornou feriado em diversas cidades do país.

A iniciativa sugerida pela coordenadora e coordenador auxiliar do NUDDIR, Vanessa Vieira e Danilo Ortega, teve por objetivo abrir um espaço de fala neste mês da Consciência Negra e também contribuir para a construção de uma cultura antirracista. A Apadep agradece pela parceria e oportunidade.

As fotos da atividade podem ser baixadas AQUI.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes