O telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu hoje ampla reportagem destacando o relatório realizado pela força-tarefa organizada pelo Movimento Defensores sem Fronteiras que analisou a situação dos presídios de Manaus (AM) e de Natal (RN), onde ocorreram massacres de presidiários no início do ano. O Bom Dia Brasil entrevistou vários Defensores Públicos, que enfatizaram falhas do sistema prisional denunciadas com frequência pela APADEP e pelas demais entidades que representam a carreira.
O relatório mostra, por exemplo, que em Manaus, os defensores analisaram quase 5 mil processos de presos das dez penitenciárias do Complexo Anísio Jobim, destacando que mais da metade deles não tinham condenação. Os Defensores da força-tarefa também constataram que 245 presos tinham direito ao regime semiaberto ou a liberdade condicional – um quarto do total. O relatório apontou que quatro presos que já tinham cumprido toda a pena em regime fechado permaneciam dentro do presídio.
No presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, onde morreram 26 presos na rebelião do início do ano, a reportagem também constatou problemas sérios como presos que permanecem encarcerados apesar de já terem cumprido suas penas e de famílias que não conseguem localizar seus parentes presos. Um desses casos foi mostrado in loco pela reportagem.
Assista à íntegra clicando aqui.