Foi realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, o “Encontro Nacional da Advocacia Pública, Defensoria Pública e Advocacia Privada-OAB”, no Salão Nobre da Faculdade de Direito São Francisco (USP), organizado pela Edepe.
Na terça-feira, dia 6, a Presidenta da Apadep, Jordana Rolim, conduziu a mesa intitulada “Novos rumos da atuação consensual da Defensoria Pública”. Na oportunidade, Jordana falou sobre a atuação extrajudicial como um dos principais diferenciais do modelo público do acesso à justiça.
Ainda participaram da mesa, a Defensora Pública de Minas Gerais e Coordenadora Geral de Acesso à Justiça e Redução de Litigiosidade da Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Carolina Morishita; o Defensor Público de São Paulo, Júlio César Tanone; e o Defensor Público Federal, Renan Sotto Mayor, que apresentaram casos concretos de atuação na resolução de conflitos em diversas áreas, destacando-se casos emblemáticos de regularização fundiária, atuação nos desastres ambientais em Brumadinho e Mariana e conflitos de demarcação em terras indígenas.
Participaram da abertura, no dia 5, autoridades e figuras importantes de diversas instituições, entre eles o Ministro Luiz Felipe Salomão, o professor Kazuo Watanabe, a Defensora Pública-Geral Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, a Procuradora-Geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra; a Secretária-Geral da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB, Rissiane dos Santos Goulart; a Presidenta da OAB/SP, Patrícia Vanzolini; a Procuradora Geral Federal, Adriana Maia Venturini; e o Presidente CEBEPEJ, Celso Cintra Mori. Rivana Ricarte, Presidenta da ANADEP, também participou de uma das mesas.
Representaram São Paulo nos painéis apresentados, os Defensores Públicos associados da Apadep Allan Ramalho Ferreira, Júlio Camargo de Azevedo e Júlio César Tanone. O Diretor Assistente da Edepe, Erik Saddi Arnesen, também presidiu uma das mesas formadas.