Novamente, no dia 30 de outubro, durante a realização do segundo turno das eleições gerais de 2022, Defensoras e Defensores associadas/os da Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (Apadep) acompanharam o pleito em seções eleitorais da cidade de Jacareí como integrantes da a Missão de Observação Eleitoral credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As/os sete representantes da Apadep estiveram em dois colégios eleitorais, observando a votação em cerca de quinze seções eleitorais, local em que entrevistaram eleitoras/es, mesários e integrantes das forças de segurança e preencheram formulários com apontamentos que serão incluídos em um relatório enviado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) para o TSE.
A ação seguiu o mesmo formato aplicado no primeiro turno, sendo que foram visitadas escolas diferentes. Tanto na primeira, quanto na segunda ocasião, não foram observadas ocorrências relevantes para o andamento do pleito. Os formulários já foram enviados para a compilação dos dados pela ANADEP.
O Tribunal Superior Eleitoral regulamentou as missões através da Resolução TSE nº 23.678/21 e pela primeira vez credenciou, além de entidades estrangeiras, entidades nacionais, entre elas a ANADEP. Para desempenhar este papel, a Associação Nacional contou com o apoio das Associações Estaduais e do DF, entre elas a Apadep.