Após receber informações sobre problemas com a mudança repentina do atendimento da Unidade VEC para novo prédio, ainda em obras, que sediará a Regional Criminal e a Regional Infância e Juventude da capital, a Apadep, por meio da Diretora Jordana Rolim, visitou o local e conversou com Defensoras e Defensores na última sexta-feira, dia 16 de junho.
O encontro contou com a presença de João Amaral, Coordenador da Regional Criminal; Laura Naves, Defensora da Unidade Varas Singulares e Diretora Financeira Adjunta da Apadep; Fernanda Contente, Coordenadora da Unidade VEC; Paulo de Divitiis, Coordenador do AIC; e Sandra Maria Shiguehara Tibano, Defensora da Unidade VEC.
A finalização das obras do novo prédio está prevista para acontecer em meados de agosto, contudo os atendimentos do AIC, do DIPO e da VEC precisaram ser deslocados para lá em razão da necessidade de desocupação imediata do prédio anexo ao Fórum, por solicitação do Tribunal de Justiça. Essa mudança repentina causou diversos inconvenientes, notadamente relacionados à salubridade do espaço e à ausência de estrutura física adequada para acolher Defensoras/es, servidoras/es, estagiárias/os e usuárias/os.
Desde que foi acionada por associadas/os das Unidades envolvidas, a Apadep tem dialogado com a 2ª Subdefensoria e com a CGA para buscar alternativas que tragam maior salubridade e conforto ao espaço e minimizem os inconvenientes mencionados. A 2ª Subdefensoria e a CGA informaram que o contrato com a empresa terceirizada responsável pela limpeza foi aditado para possibilitar um reforço na limpeza do espaço, mencionando também que houve reforço da segurança e que a parte mais pesada da obra deve se encerrar em cerca de duas semanas, quando terá início a fase de cabeamento e estrutura.
A Apadep segue acompanhando o andamento dos trabalhos no local e atuando para que, tanto na atual fase quanto por ocasião da mudança definitiva, eles possam ser desenvolvidos com conforto e segurança.