Apadep ocupa espaços importantes nas eleições municipais

A Apadep teve uma participação bastante ativa no segundo turno das eleições municipais, no último final de semana, em razão da sua atuação nas Missões de Observação Eleitoral. 

No sábado pela manhã, dia 26 de outubro, a Diretora Luiza Lins reuniu-se com o Vice-Presidente do TRE e Corregedor Regional Eleitoral, excelentíssimo Desembargador José Antonio Encinas Manfré; com a Presidenta da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, excelentíssima Desembargadora Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi; e com o excelentíssimo Desembargador Roberto Maia Filho, para tratar sobre a atividade desenvolvida pela Anadep e Apadep nas Missões de Observação Eleitoral. Na sequência, Luiza Lins acompanhou a seleção das urnas que participaram do teste de integridade e, à tarde, acompanhou a emissão da zerésima do sistema de totalização.

Ainda no sábado à tarde, a Presidenta Jordana Rolim reuniu-se virtualmente com Karen Garzón, Coordenadora Geral da MOE/OEA, e Tomás Quesada, Coordenador da Equipe de Especialistas da MOE/OEA, para apresentar o trabalho realizado pela Apadep e pela Anadep na observação das eleições municipais de 2024.

No domingo, as/os Defensoras e Defensores da Diretoria e associadas/os da Apadep, Jordana Rolim, Ana Paula Meirelles Lewin, Luiza Lins Veloso, Luiz Felipe Rufino e Livia Correia Tinoco retornaram a São José dos Campos, no segundo turno das eleições municipais, para atuar pela Missão de Observação Eleitoral para qual a Anadep foi credenciada pelo TSE.

MOE – Missões de Observação Eleitoral

Regulada pela Resolução nº 23.678/2021, a Missão de Observação Eleitoral Nacional é definida pela Justiça Eleitoral como o procedimento sistemático de acompanhamento e de avaliação do pleito, realizado de forma independente por entidades, organizações da sociedade civil ou instituições de ensino superior nacionais que estejam devidamente credenciadas pelo TSE. O objetivo do trabalho é contribuir para o aprimoramento do processo eleitoral, garantindo transparência e integridade ao pleito.

O objetivo das MOEs é monitorar o cumprimento das normas eleitorais, fortalecer a confiança pública no processo eleitoral e garantir que cada etapa seja conduzida de forma justa e imparcial. Pela segunda vez, a Anadep foi credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral como observadora nacional do processo eleitoral em 2024 e oito associadas/os da Apadep se voluntariaram para o trabalho no estado de São Paulo. 

No primeiro turno, a Presidenta da Associação, Jordana Rolim, a Vice-Presidenta Ana Paula de Oliveira Castro Meirelles Lewin, a Diretora Luiza Lins, os Diretores Luiz Felipe Rufino e Rafael Galati e a associada Lívia Tinoco representaram Defensoras e Defensores Públicos na cidade de São José dos Campos, onde atuaram em duas zonas eleitorais. Em Araçatuba, os voluntários na missão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram o Diretor Adjunto de Assuntos do Interior da Apadep, Vitor Cavina, e o associado Wild Ogawa. No segundo turno, as/os Defensoras/es voltaram à São José dos Campos e aplicaram questionários para levantamento de informações por amostragem. 

No segundo turno, Defensoras e Defensores atuaram em nove estados: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe e Rio de Janeiro. Nos próximos dias, o TSE irá compilar e divulgar as informações coletadas em todo o País.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes