A solenidade de posse do Defensor Público-Geral do Estado de São Paulo, Davi Eduardo Depiné Filho, e dos membros eleitos do Conselho Superior da instituição, Alexandre Orsi Netto, Horácio Xavier Franco Neto, Júlio Cesar Tanone Leandro Del Col Loss, Lucio Mota do Nascimento, Luiz Eduardo de Toledo Coelho, Octavio Ginez de Almeida Bueno e Pedro Antônio de Avellar todos para o biênio 2016-2018 ocorreu nesta quinta-feira (09/06) na Câmara Municipal de São Paulo.
A Presidente da Associação Paulista dos Defensores Públicos (APADEP), Franciane de Fátima Marques, compôs a mesa de autoridades e foi a primeira a falar. Em seu discurso, declarou que era uma honra participar do evento e saudar o Defensor Público-Geral e os Conselheiros que estavam sendo empossados. “Esperamos a atuação do Defensor Público-Geral para que a Defensoria Pública volte a ocupar o patamar de destaque que lhe é direito, dialogando com todas as instituições”, disse.
Franciane também ressaltou o quanto essa eleição é significativa na atual fase do país e destacou o aumento da importância e responsabilidade de cada um no desempenho de suas funções. Franciane também pontuou, em sua fala, que o fortalecimento da instituição decorre não somente de mandamento constitucional, mas também da necessidade de fazer frente às diversas demandas que surgem. Frisou, ainda, a necessidade de aporte orçamentário proporcional a essas atribuições à Instituição.
Em seu discurso de posse, Davi Depiné disse que os próximos anos serão um período de desafios e superações. “Tenho convicção de que a união de esforços que teremos de envidar irá reforçar a nossa confiança na capacidade da Defensoria Pública em cumprir sua missão constitucional, sua razão existencial: assegurar o acesso à Justiça àqueles que menos têm ao alcance o que é justo”, disse.
O Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, que representou o Governador do Estado durante a solenidade, disse que trazia uma mensagem de reconhecimento, admiração e respeito que tanto ele quanto Geraldo Alckmin nutrem pela Defensoria Pública.