No último sábado (28/11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), durante o “II Congresso Estadual de Defensores Públicos”, a APADEP aproveitou a ocasião para homenagear os padres Valdir João da Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária (CNBB) e Gunther Alois Zgubic, assessor nacional da entidade católica.
Ambos receberam o prêmio “Parceiro da Defensoria”, concedido pela diretoria da APADEP aos não integrantes da carreira e que tenham prestado relevantes serviços à Associação ou à Defensoria Pública. Os juristas Celso Antônio Bandeira de Mello e Ada Pellegrini Grinover receberam o prêmio respectivamente em 2006 e 2008.
O padre Valdir é formado em Filosofia e Teologia e ordenou-se sacerdote em Santarém (PA), em 1988. Cursou Formação Humana e Teologia pela Universidade Católica do Paraná e Mestrado em Teologia Moral, pelo Instituto Alfonsianum de Ética Teológica. Também cursou Melhoria na Gestão Penitenciária para a Incorporação dos Diretos Humanos pela escola Kings College London – International Centre for Prison Studies.
Já o padre Gunther é formado em Teologia, em Roma, e vive no Brasil desde 1989. Trabalhou em favelas no Jardim Ângela, Capão Redondo, zona Sul de São Paulo e também com a população em situação de rua, no centro da cidade.
“Os padres Gunther e Valdir são grandes parceiros pela democratização do acesso à Justiça e na defesa dos direitos dos presos no Brasil. A importante atuação deles em São Paulo e a constante troca de experiências com os Defensores Públicos permitiram uma relação de respeito e amizade centre as instituições. Nós só temos a agradecer aos padres e esperamos que nossa parceria se mantenha por longos anos”, afirma o vice-presidente da APADEP, Rafael Vernaschi.
Com o lema “a paz é o fruto da Justiça”, a Pastoral Carcerária, dentre outras atividades, visita diversas unidades prisionais em todo o país, participa de debates e manifestações políticas pelos direitos dos presos e dá apoio jurídico e social às famílias dos presidiários (as). Para conhecer melhor o trabalho da entidade, clique aqui.