APADEP atua no Congresso Nacional

Ao lado da ANADEP (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos) e demais entidades associativas que integram o FONACATE (Fórum das Carreiras de Estado) e a FRENTAS (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público), a Diretoria da APADEP atuou diretamente na defesa dos direitos e interesses das Defensoras e Defensores Públicos no Congresso Nacional.

O debate em torno da ajuda financeira aos Estados e Municípios teve início na Câmara dos Deputados, durante a votação do Projeto de Lei Complementar 149/19 (Plano Mansueto), em que se logrou afastar impactos sobre os servidores públicos, a partir do diálogo intenso com deputados federais, apresentação de material técnico e de emendas.

No Senado, o PLP 149/19 foi apensado ao PLP 39/20, transformando-se em um novo projeto que, a despeito das conquistas acima mencionadas, passou a prever medidas que afetam diretamente os servidores públicos.

O presidente Augusto Barbosa participou da elaboração de Nota Técnica da ANADEP e deu apoio à diretoria nacional na elaboração de emendas e diálogo com os Senadores da República. Houve também coordenação dos trabalhos com a assessoria parlamentar da Defensoria Pública-Geral de São Paulo nas conversas com os Senadores paulistas.

O texto aprovado no sábado, dia 2 de maio, pelo Senado Federal foi, em seguida, encaminhado para a Câmara e, na terça-feira, dia 5, aprovado com alterações. Por conta disso, retornará ao Senado para votação final nesta quarta-feira, dia 6. Em seguida, será encaminhado para a sanção ou veto do Presidente da República.

A APADEP também participou ativamente das articulações com os deputados federais. Foram apresentadas 36 emendas supressivas e modificativas nesta Casa, a fim de preservar direitos e interesses dos membros da carreira e a determinação contida na Emenda Constitucional n° 80/2014.

A Diretoria da APADEP considera totalmente equivocada a decisão de congelar os salários e a estrutura do serviço público, incluindo a Defensoria Pública, por mais de um ano e meio (impactos negativos que agora serão analisados sob a perspectiva do controle de constitucionalidade), mas destaca que o trabalho desenvolvido ao lado das entidades parceiras resultou na supressão de outras propostas que seriam ainda mais severas para os membros da carreira e para a Instituição.

O trabalho associativo resultou na:

• Não redução dos vencimentos;
• Supressão de proposta que incluiria no limite de gastos com pessoal as despesas com inativos, pensionistas e terceirizados, bem como o imposto de renda;
• Supressão da proibição de promoção na carreira;
• Supressão da proibição de contagem deste período para fins de tempo de serviço público;
• Supressão da previsão de devolução das sobras do orçamento da Defensoria Pública ao Poder Executivo, na hipótese de calamidade pública.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes