Na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, diversas ações serão realizadas em prol da população em situação de rua, especialmente porque a data marca o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, estabelecido em referência ao chamado Massacre da Sé, ocorrido em 2004. Em São Paulo, Defensoras e Defensores Públicos participarão de um mutirão de atendimento e contarão com o apoio da Apadep, que disponibilizará cartilhas de orientação para usuárias e usuários.
O tema tem recebido atenção especial em 2024 desde o primeiro semestre, quando foi lançada a Campanha Nacional “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”, organizada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e que contou com a parceria da Apadep em seu evento de lançamento, realizado em maio.
Em alusão à campanha, o mutirão de atendimento ocorrerá simultaneamente em diversas unidades da Defensoria no estado, sendo que na cidade de São Paulo o atendimento acontecerá na Praça da Sé, local onde ocorreu o “Massacre da Sé” há 20 anos.