A vice-presidente da ANADEP, Marta Zanchi, participou nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, da solenidade de premiação da 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). O prêmio reconhece os gestores municipais que honraram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq e melhoraram a vida das crianças e adolescentes em seus municípios. A gestão premiada foi a de 2013 até 2016 e contou com a adesão de 1.542 prefeitos.
Na ocasião, o presidente da Fundação Abrinq, Carlos Antonio Tilkian, destacou a importância da iniciativa para a proteção da criança e do adolescente. “Os municípios têm importante papel nas políticas sociais que afetam o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. O prêmio possibilita termos um acompanhamento do trabalho dos prefeitos que priorizam o fortalecimento e a melhora da vida desses pequenos cidadãos. Nestes dez anos de Prêmio observamos significantes avanços com a criação de creches e escolas, além da redução da mortalidade infantil”, disse.
Representando a Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o deputado Helder Salomão (PT/ES), elogiou o “Programa Prefeito Amigo da Criança”.
“Essa Casa ainda tem muito a fazer para ajudar à infância e juventude brasileira. Este Programa é um exemplo positivo de como é importante trabalharmos pelas crianças e adolescentes. Em nome da Frente afirmo que estamos acompanhando de perto todas as pautas ligadas à área e vamos lutar para que possamos avançar ainda mais e que não haja nenhum retrocesso”, afirmou o parlamentar.
Participaram também do evento: Marcos Ferreira, da vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios; Márcio Lacerda, da Frente Nacional de Prefeitos.
As categorias da premiação foram:
Reconhecimento Pleno – prêmio de maior relevância para o Programa, pois são aqueles que cumpriram as metas estabelecidas;
Destaque Nacional – aqueles que realizaram projetos além dos que estavam previstos nas metas;
Boas Práticas – premiação paralela que valoriza iniciativas pontuais.
Foram objeto de avaliação para o reconhecimento, os temas: formulação e institucionalização do Plano Municipal para Infância e Adolescência; execução do Plano Municipal para Infância e Adolescência; ampliação da destinação orçamentária; promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade e proteção contra maus-tratos, exploração e violência e Fortalecimento do sistema de garantia de direitos.
FONTE: ANADEP