A dificuldade do acesso à educação pelas pessoas com deficiência é um grave problema no Brasil. Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, pessoas com algum tipo de deficiência têm baixo índice de escolaridade em comparação com os demais.
Atenta ao problema, a Defensoria Pública de SP promove no próximo dia 6/6 (segunda-feira) uma audiência pública para debater o acesso das pessoas com deficiência nas universidades. O evento será realizado às 14h no auditório da instituição, localizado na Rua Boa Vista, nº 200, Centro da Capital. A iniciativa é de seu Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.
O objetivo é colher informações do público em geral sobre violações de acessibilidade. A partir desse contato, serão colhidas informações para instrução de procedimentos administrativos que visam a efetivação de diretos das pessoas com deficiência, como material didático adaptado, cotas nas instituições de ensino, bem como a criação de um vestibular adequado às necessidades dessas pessoas. A audiência pública vai contar com uma palestra de Professora da Unesp Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Pedagoga e Doutora em Educação.
Para ver a programação completa do evento, clique aqui.
Segundo a Defensora Pública Renata Flores Tibyriçá, Coordenadora do Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública, é preciso buscar a inserção contínua da pessoa com deficiência na educação. “Não podemos permitir que o acesso da pessoa com deficiência se restrinja ao ensino básico. É preciso lutar por ações afirmativas para inclusão dessas pessoas no ensino superior e dar condições para que o estudante complete seus estudos sem a obstrução de seus direitos”, avalia.
Serviço
Audiência Pública: Acessibilidade nas universidades para pessoas com deficiência
Data: 6/6 (segunda-feira)
Horário: 14h
Endereço: Rua Boa Vista, nº 200, térreo – Centro da Capital
FONTE: DPESP