Está tudo pronto para a Caminhada São Paulo Negra, uma iniciativa que visa valorizar a história preta da cidade. Associadas e associados ganharam as inscrições oferecidas pela Apadep e a ação ocorrerá no dia 26 de novembro, saindo da Praça da Liberdade. Saiba quem são as/os contempladas/os.
Surraily Fernandes Youssef
Monica De Melo
Camila Galvão Tourinho
Diego Rezende Polachini
Tatiane Bottan
Diana Melo Nunes
Raquel Peralva Martins De Oliveira
Nalida Coelho Monte
Yasmin Oliveira Mercadante Pestana
Antonia Pereira Gay
Antonio José Maffezoli Leite
Carolina Rangel Nogueira
Nesta ação, promovida pela Black Bird Viagem em parceria com a Diáspora Black, o grupo percorre a pé um percurso de 3,5 km que começa na Praça da Liberdade e termina na República, conhecendo lugares importantes da história negra da cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, o antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca.
A migração africana atual, a música e os movimentos negros modernos também são tema das narrativas. Além disso, personagens negros importantes são ressaltados. É o caso da escritora Carolina Maria de Jesus, do jornalista, advogado e patrono da abolição Luiz Gama, do arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas e de Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, data que se tornou feriado em diversas cidades do país.
Caminhada São Paulo Negra
Data: 26/11/22
Horário: a partir das 10 horas
Local do encontro/início: Praça da Liberdade, 239. Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados – Metrô Liberdade