Pré-Conferências em Mogi das Cruzes, Presidente Prudente e Araçatuba

 

Com apenas 8 meses de vida, o pequeno Arthur já pode se dizer um veterano em conferências. Ele já havia participado de duas sobre saúde e, na noite da última sexta-feira, 10 de agosto, ele participava de sua terceira, desta vez Defensoria Pública em Presidente Prudente.

 

O motivo da presença da criança em tantos eventos, contudo, é triste: a mãe de Arthur buscava ajuda após sofrer violência obstétrica durante os partos dele e de seu irmão, Rafael.

 

“No meu primeiro parto, eu ainda não sentia contrações, mas os médicos me internaram e eu fiquei, durante o dia inteiro, entubada. Como não havia dilatação para um parto normal, eles fizeram uma cesariana sem o meu consentimento”, relata Paula, destacando a reincidência do descaso: “Quando foi a vez do Arthur, meu segundo filho, cheguei durante a madrugada e fui mal recebida. Horas depois, a médica chegou enfurecida porque eu havia interrompido o sono dela. Ela e sua equipe falavam o tempo todo para eu me calar e que eu estaria dando muito trabalho. Para agilizar o procedimento, além de utilizar a técnica de Kristeller (aplicação de pressão na parte superior do útero), usaram um fórceps para arrancar Arthur de mim”, completou.

 

Enquanto Paula, emocionada, dava seu testemunho das violações às quais foi submetida, Arthur fazia poses para a foto e exibia um sorriso que transparecia sua boa saúde. Mas a possibilidade de que alguma mãe e seu filho passe pelo mesmo trauma motiva a moça. “Hoje, meus filhos estão bem e com saúde, mas eu não desejo aquilo para nenhuma gestante. Espero que a Defensoria Pública possa me ajudar nessa luta”, finalizou.

 

Além de Presidente Prudente, a Defensoria Pública de SP promoveu no último final de semana mais duas Pré-Conferências, em Mogi das Cruzes e em Araçatuba. As atividades fazem parte do V Ciclo de Conferências, que conta com eventos em todo o Estado para que a população local e representantes de movimentos sociais tragam demandas e discutam a atuação da Defensoria Pública nos próximos anos. Nessas etapas preparatórias, são eleitos delegados e indicadas propostas que serão votadas na Conferência Estadual, que acontece em dezembro.

 

Fonte: DPESP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes