Nos primeiros cinco meses de 2015, a Defensoria Pública de Guarulhos aumentou o número de atendimentos em 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 20 de maio, foram 23.341 pessoas atendidas na unidade – em 2014, foram 21.193 atendimentos de janeiro a maio. Os números de 2015 também superam os de 2013, quando 22.366 pessoas foram atendidas no período. Entre os principais casos, destacam-se os da área da família, que incluem questões relativas à pensão alimentícia, divórcio e regularização de guarda de filhos
Na última terça-feira, 19 de maio, foi celebrado o Dia Nacional da Defensoria Pública. Para comemorar a data, a Assembleia Legislativa de São Paulo, juntamente com a Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP) e a Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria, realizou um ato solene homenageando a Defensoria paulista.
Criada em 2006, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo conta, atualmente, com 65 unidades no Estado e 719 Defensores Públicos, além de 793 servidores no quadro de apoio. Os Defensores têm a missão de oferecer gratuitamente assistência judicial integral às pessoas mais pobres ou em situação de vulnerabilidade.
Durante todo o mês de maio, a Associação Nacional de Defensores Púbicos (ANADEP), promove a Campanha Nacional da Defensoria Pública, em parceria com o Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais, Associações e Defensorias Públicas dos Estados. Este ano, o tema escolhido para a campanha foram as “Tutelas Coletivas”.
Fonte: Guarulhos Hoje.