O presidente da APADEP, Rafael Vernaschi, durante discurso em homenagem aos 87 primeiros defensores públicos de SP
Na última quinta-feira, dia 19 de maio, dia Nacional da Defensoria Pública, foi inaugurada a exposição fotográfica “Defensoria Pública: 5 anos em imagens” como forma de comemorar o aniversário de cinco anos da instituição, completados em janeiro deste ano.
As mais de 200 fotos, expostas em painéis e parede, relembram momentos desde 2002, ano em que iniciou-se o “Movimento pela criação da Defensoria Pública” no estado de São Paulo. Este movimento foi marcante, pois além de ter contado com o apoio de ex-procuradores do estado, secretários, deputados federais e estaduais, vereadores e outras autoridades importantes, também contou com a participação maciça dos movimentos populares, tendo mais de 400 entidades da sociedade civil participando.
Principalmente os defensores públicos lotados na capital compareceram em bom número a inauguração, o que fez lotar o saguão da sede da Defensoria. Membros da Procuradoria do Estado, do Ministério Público e outras autoridades também marcaram presença.
Durante o evento, a APADEP prestou uma homenagem aos primeiros 87 defensores públicos. Representada pelo presidente, Rafael Vernaschi, e vice, Rafael Português, a Associação prestou honras com uma placa nos seguintes dizeres: “A Associação Paulista de Defensores Públicos – APADEP – homenageia o pioneirismo dos 87 Defensores Públicos, ex-Procuradores do Estado, que optaram por criar e construir a Defensoria Pública do Estado de São Paulo”. Outra placa, fixada no saguão da sede da Defensoria, presta homenagem, em nome de toda a Defensoria, aos defensores públicos aprovados no I Concurso de Ingresso na Carreira e foi cerrada conjuntamente entre a primeira Defensora Pública-Geral, Cristina Guelfi Goncalves, e a atual, Daniela Sollberger.
A exposição fotográfica fica aberta ao público a partir desta sexta, dia 20 de maio, mostrando a atuação de defensores e servidores. As fotos foram organizadas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Defensoria Pública de São Paulo e mereceram destaque entre as mais de 22 mil já arquivadas. A entrada é gratuita.