Com informações de Ascom/Anadep
O defensor público paulista Carlos Weis foi homenageado nesta terça-feira (2/9) pela sua atuação destacada no fortalecimento dos direitos humanos durante a da abertura do Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos (CBIDH). Todos os anos, um brasileiro e um estrangeiro são escolhidos pela organização do curso com o objetivo de destacar o trabalho de excelência que os homenageados realizam. O defensor ainda foi o responsável pela primeira conferência do dia, com o tema “Sistema Interamericano de Direitos Humanos: a Comissão”.
“Carlos Weis sempre foi parceiro do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e durante outras edições do curso sempre nos deu apoio. Ele participou diversas vezes como palestrante e mediador de debates voltados para esta temática. Além disso, ele é literalmente um defensor dos direitos humanos; sua trajetória neste trabalho é ímpar, com vários livros publicados sobre o tema”, explica o procurador do Ceará e presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), César Barros Leal.
Carlos Weis também foi homenageado pela Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep) por conta premiação. Nesta quarta-feira (3/9), o defensor foi recebido na sede da Associação e ganhou uma placa de homenagem (foto).
Para Carlos Weis, o prêmio é resultado de um trabalho coletivo pela promoção, difusão e defesa dos direitos humanos, como membro da Defensoria Pública. “Talvez sob influência da resignificação dos objetivos institucionais, gerada quando da criação da Defensoria Pública de São Paulo, o fato é que a atuação em prol dos direitos humanos foi amplamente reconhecida pelos colegas como a identidade da atuação defensorial, seja em âmbito individual, o mesmo em relação aos direitos difusos e coletivos”, avalia o defensor. Carlos Weis atua como coordenador do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.
O defensor cita também a recente promulgação da EC 80/2014 como um instrumento para a efetividade da promoção dos direitos humanos. “Esta, por sua vez, consagrou, definitivamente, a incumbência fundamental de promoção dos direitos humanos pela Instituição, sendo importante observar que o texto inserido na Constituição se refere precisamente ao tema, significando uma ampliação do nosso escopo de atuação, sobretudo tendo em vista o conhecimento e a aplicação de todo o arcabouço normativo, jurisprudencial e dogmático internacional sobre o tema, quer no âmbito interno, quer perante os organismos internacionais de monitoramento e supervisão estabelecidos pela ONU e OEA”, completa.
Em dezembro de 2012, Carlos Weis recebeu em nome do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo o Prêmio Direitos Humanos 2012, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria ‘Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua’ (saiba mais).
Sobre o Curso
O Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos (CBIDH) está em sua terceira edição e tem como tema central Igualdade e Não Discriminação. O evento é promovido em Fortaleza (CE) e vai até o dia 12 de setembro.
É uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos; do Instituto Intermamericano de Direitos Humanos; da Universidade de Fortaleza e da Procuradoria Geral do Estado do Ceará. Nesta edição, o foco dos debates será relacionado às questões brasileiras e contará com a troca de experiência com profissionais de diversas áreas de atuação. A programação é composta por conferências magnas, painéis de especialistas, mesas de discussão, estudo de caso e oficinas temáticas.