PROJETO “DEFENSORANDO” PROMOVE EDUCAÇÃO EM DIREITOS PARA MORADORES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS E QUILOMBOLAS DO VALE DO RIBEIRA

defensorando
Participantes do terceiro encontro do projeto Defensorando, realizado no dia 25 de agosto de 2012.

Os direitos das diversas comunidades tradicionais brasileiras, como quilombolas, indígenas e caiçaras, não raramente são ameaçados ou simplesmente ignorados no Brasil. Diante disso, a Defensoria Pública da Comarca de Registro (SP), Unidade Vale do Ribeira, promove o projeto “Defensorando Comunidades Tradicionais e Quilombolas”, que, através de cursos e debates, visa, no resguardo de seus direitos, instrumentalizar populações tradicionais na defesa de sua soberania.

Já foram organizados três encontros, o primeiro em abril de 2012, com periodicidade bimestral e que contaram com a participação de defensores públicos da Unidade, parceiros, convidados e, claro, representantes das diversas comunidades.

A intenção, desde o início, segundo definição do próprio documento enviado pelos defensores à administração da Defensoria Pública, é “estimular a reflexão crítica e a livre manifestação do pensamento, proporcionando aos representantes dos povos tradicionais espaço de exercício da cidadania e de socialização e a apropriação de conhecimentos sócio-jurídicos para replicação em suas respectivas comunidades”. A proposta busca, assim, cumprir atribuição institucional da Defensoria Pública em Educação em Direitos e promover, da forma mais ampla possível, o direito de acesso à justiça.

Resultado da iniciativa de lideranças indigenistas da FUNAI e de comunidades tradicionais do Vale do Ribeira, o projeto também é apoiado pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de São Paulo, pela Escola da Defensoria Pública de São Paulo e firma parceria com a Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira, com a Associação Prosa na Serra (Iporanga), com a FUNAI (Coordenação Técnica de Registro) e com o NUPAUB/USP (Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras da Universidade de São Paulo).

mais recente encontro ocorreu no dia 6 de outubro, na Defensoria Pública de Registro, às 9hs, e foram convidados para participar representantes dos povos tradicionais, como caiçaras, indígenas e quilombolas. Marcaram presença o defensor público Menesio Pinto Cunha Junio, com o tema “Legislação repressiva e brecha camponesa”, e o historiador Júlio Ramos de Toledo, com o tema “Contraplano de Manejo para um Meio Ambiente com gente”.

Para mais informações e para ver o cronograma completo do encontro do dia 6 de outubro, acesse o endereço eletrônico do projeto clicando aqui.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes