PEC 45/24 é aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a PEC 45/24 (apensada à PEC 31/07) após votação em dois turnos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A PEC inclui no art. 37 da Constituição Federal o § 11º trazendo uma limitação para o pagamento de verbas indenizatórias acima do teto constitucional.

O texto aprovado prevê que as verbas indenizatórias deverão ser previstas em lei ordinária de caráter nacional aprovada no Congresso Nacional a ser aplicada a todos os Poderes e entes autônomos. Ainda, traz disposição transitória prevendo que até que sobrevenha a norma supletiva, as verbas indenizatórias previstas na legislação em vigor permanecerão válidas.

No texto original da PEC, as verbas indenizatórias dependeriam de lei complementar de caráter nacional e não haveria regra de transição.

A PEC foi encaminhada para o Senado Federal, onde a expectativa é que seja votada em dois turnos ainda hoje.

O Diretor Legislativo da Apadep, Rafael Galati, segue acompanhando os trabalhos no Senado Federal.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes