Defensoras e Defensores voltarão às sessões eleitorais no próximo domingo, dia 27 de outubro, para atuar nas Missões de Observação Eleitoral (MOE) do TSE. Pela segunda vez, a Anadep foi credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral como observadora nacional do processo eleitoral em 2024 e oito associadas/os da Apadep se voluntariaram para o trabalho.
No primeiro turno, a Presidenta da Associação, Jordana Rolim, a Vice-Presidenta Ana Paula de Oliveira Castro Meirelles Lewin, a Diretora Luiza Lins, os Diretores Luiz Felipe Rufino e Rafael Galati e a associada Lívia Tinoco representaram Defensoras e Defensores Públicos na cidade de São José dos Campos, onde atuaram em duas zonas eleitorais. Em Araçatuba, os voluntários na missão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram o Diretor Adjunto de Assuntos do Interior da Apadep, Vitor Cavina, e o associado Wild Ogawa. No segundo turno, as/os Defensoras/es voltarão à São José dos Campos.
Assim como fizeram em 2022, as/os Defensoras/es Públicas/os aplicaram um questionário para levantamento de informações por amostragem. Ao final das eleições, o TSE irá compilar as informações e divulgar uma análise das Missões de Observação Eleitoral.
As Missões consistem em instrumentos importantes para garantir a transparência e a lisura dos processos eleitorais, contribuindo para o aperfeiçoamento da democracia. Busca-se monitorar o cumprimento das normas eleitorais, fortalecer a confiança pública no processo eleitoral e garantir que cada etapa seja conduzida de forma justa e imparcial.