Senado, Câmara e Ministério da Justiça celebram o dia Nacional da Defensoria Pública com sessões solenes e lançamento de programa

Em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, foram realizadas nesta segunda-feira, dia 20 de maio, sessões solenes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em Brasília. Na sequência, também em solenidade formal, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o Programa “Defensoria em Todos os Cantos”.

A primeira cerimônia ocorreu no Plenário do Senado Federal, em atendimento ao pedido do senador Jader Barbalho (MDB-PA). A segunda sessão solene, que foi um pleito da Anadep apresentado ao Deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), foi agendada para o período da tarde, no Plenário da Câmara dos Deputados.  

No Palácio da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, foi lançado o Plano “Defensoria em Todos os Cantos”. O Ministro Ricardo Lewandowski assinou um protocolo de intenções para execução do plano.

A iniciativa é uma construção do Ministério da Justiça em parceria com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (ANADEF) e Defensoria Pública da União (DPU) com o objetivo de ampliar o acesso à justiça no Brasil, a partir da expansão dos serviços e atendimentos das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União.

O plano será dividido em três eixos temáticos: 

1) Universalização dos serviços de acesso à justiça promovidos por meio da Defensoria Pública em todas as comarcas; 

2) Ampliação dos serviços de acesso à justiça itinerantes da Defensoria Pública;

3) Projetos direcionados ao acesso à justiça de grupos em maior situação de risco e vulnerabilidade.

Nessa perspectiva, haverá fomento à construção dos postos de atendimentos comunitários das Defensorias Públicas, denominados Econúcleos ou Núcleos Ecológicos, além de parcerias para a previsão de espaço destinado à Defensoria Pública nos estabelecimentos prisionais. Na perspectiva penal ainda haverá a retomada da cooperação penitenciária: Defensoria e Cidadania.

Entre outras iniciativas previstas no plano, destacam-se a contratação de vans e de ônibus adaptados para o atendimento itinerante da Instituição; aquisição de veículos e de carretas para os atendimentos nas comunidades e a contratação de barcos para atuação na Amazônia Legal.

Além disso, será dada atenção especial a diversos projetos das Defensorias Públicas voltados ao acesso à justiça de grupos de maior vulnerabilidade, como o curso popular de preparação à carreira de Defensora e Defensor Público em todas as unidades da federação.

Com informações da ASCOM Anadep

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes