O Presidente da Apadep, Rafael Galati, participou no dia 1º de agosto, em Brasília, da Assembleia Geral Extraordinária da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
Galati, que também é Diretor para Assuntos Legislativos da Anadep, resumiu a atuação no Congresso Nacional que retornou às atividades na segunda-feira, dia 31 de julho. Foram destaques o PL 2878/2019, que trata da destinação de recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) aos órgãos públicos em dificuldades para expandir a Defensoria Pública para todas as unidades jurisdicionais; e a PEC 10/2023, que trata do Adicional por Tempo de Serviço (ATS).
Também foram apresentados os detalhes sobre o Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Sul-Sudeste, que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, em Foz do Iguaçu (Paraná), e que está com inscrições abertas.
Por fim, foi marcada a próxima AGE, que será no dia 5 de setembro, em São Paulo. Na ocasião, ocorrerá o 1º Congresso Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, organizado pela Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (Apadep), em conjunto com o Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (NEDIPED) e a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Edepe).