Nesta quinta-feira, 20/07, a Diretoria da Apadep oficiou à Defensoria Pública-Geral para que o expediente das unidades seja organizado de modo a permitir que Defensoras/es Públicas/os, servidoras/es e estagiárias/os possam assistir aos jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol durante a Copa do Mundo FIFA de futebol feminino 2023.
Em 14 de outubro de 2022, a Defensoria Pública-Geral expediu ato normativo para adequar o expediente das unidades nos dias dos jogos da Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo FIFA sediada no Qatar.
Neste ano, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, ocorrerá na Austrália a Copa do Mundo FIFA de futebol feminino, com a participação da Seleção Brasileira Feminina de Futebol. A primeira partida da Seleção Brasileira acontecerá na próxima segunda-feira, 24 de julho, às 8 horas. Na sequência, haverá dois jogos nos dias 29 de julho e 02 de agosto, às 08 e 07 horas, respectivamente, e possibilidade de novas partidas se a equipe avançar nas fases da competição.
O futebol é notoriamente considerado a prática esportiva de maior penetração na cultura nacional, alcançando de forma significativa todas as classes sociais. Seus impactos, por conseguinte, vão além da esfera esportiva para atingir a sociedade brasileira em toda sua dinâmica e pluralidade.
Nesse sentido, ele representa um mecanismo importante para, se bem utilizado, promover integração social e contestar e superar estruturas sociais contrárias ao que determina a Constituição Federal.
0 envolvimento direto da sociedade com as partidas da Seleção Brasileira Feminina de Futebol durante a Copa do Mundo se apresenta, destarte, como forma importante de promoção da igualdade de gênero.
Cumpre ressaltar que, o Governo Federal, por meio da Portaria MGI nº. 3.814, de 17 de julho de 2023, estabeleceu ponto facultativo em dias de jogos da seleção na Copa do Mundo Feminina. No mesmo sentido, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro adotará horário diferenciado de trabalho em dias de jogos da seleção durante as partidas da primeira fase do Mundial.
Importante, pois, que a Defensoria Pública paulista atue no sentido de permitir a participação de Defensores/as Públicos/as, servidores/as e estagiários/as nas partidas da mencionada equipe nacional.