Aconteceu na última terça-feira, dia 21 de março, o quarto encontro do clube de leitura “Leia Mulheres”. Tendo como objeto de discussão o livro “Histórias de Amor e de Morte”, da Defensora Pública da Bahia Julia Baranski, o encontro trouxe as questões de gênero presentes nos contos em temas como aborto, estupro, violência doméstica e feminicídio.
A autora também descreveu como a pandemia influenciou a escrita de boa parte dos contos, cuja leitura possibilita elaborar o que foi vivido nesse período. Com muita sensibilidade, Julia apontou em que medida o trabalho como Defensora está presente na construção das narrativas que também trazem um resgate de memórias e vivências.
Na conversa, falou-se ainda da memória como tentativa de aprisionar o tempo, presentificar o passado e revivê-lo. Ao resgatar memórias de infância, a/o escritora/or também busca, em certa medida, ver o mundo pela primeira vez novamente.
O encontro faz parte da programação da Apadep para o mês das mulheres, com iniciativas não apenas para celebrar a importância delas na instituição, mas também para propor reflexões e debates sobre as questões de gênero e suas interseccionalidades.