Associações vão à Brasília e relator inclui defensoras e defensores públicos na PEC 63

Após intenso trabalho de articulação das diretorias das associações estaduais e nacional, o relator da PEC 63/2013 (ATS), senador Eduardo Gomes (PL-TO) incluiu Defensoras e Defensores no texto que está pautado para ser apreciado no Plenário do Senado. A Apadep enviou os diretores Luiz Felipe Rufino e Augusto Barbosa à Brasília, enquanto integrantes da diretoria deram suporte para os colegas.

A PEC 63/13 prevê a concessão de parcela indenizatória de valorização por tempo na Magistratura e Ministério Público, ou seja, pagamento de quinquênios indenizados. No entanto, a PEC foi apresentada antes da EC 80/2014, que trouxe ao texto constitucional a simetria entre a Defensoria Pública, a Magistratura e o Ministério Público, e, por isso a Defensoria Pública não havia sido contemplada no texto. A inclusão decorre da Emenda nº 3, proposta pela senadora Soraya Thronicke (União-MS) que estende a vantagem à categoria. A emenda foi articulada pela ANADEP e que contou com o apoio de 48 senadoras/es.

O texto prevê que o ATS será calculado na razão de 5% do subsídio, a cada cinco anos de efetivo exercício em atividade jurídica, até o máximo de 35%. Conforme relatório apresentado pelo relator, o benefício será concedido às/aos integrantes da Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, além de ministros e conselheiros dos Tribunais de Contas. 

Em Brasília

Nos últimos dias, representantes da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Associações Estaduais e do DF, Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF), Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e da Defensoria Pública da União (DPU) se mobilizaram na Casa para dialogar com o maior número possível de parlamentares.

Na segunda-feira, dia 28 de novembro, a PEC 63/2013 foi incluída na pauta do Senado Federal para ser apreciada na sessão deliberativa da quarta-feira. No entanto, na véspera da votação, antes da divulgação do relatório apresentado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), o PT apresentou o requerimento (RQS 759/2022) pleiteando a suspensão da tramitação da PEC 63 por 20 dias e invocando que seja apresentado estimativa do impacto orçamentário e financeiro da matéria. 

Durante a sessão deliberativa, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a retirada da PEC 63/2013 (ATS) da pauta do plenário. Pacheco solicitou que o relator da matéria, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), se reúna com os líderes partidários para analisar o impacto orçamentário da proposta. 

A expectativa é que o texto seja apreciado pela Casa até o recesso parlamentar deste ano. 

Histórico

A PEC 63 tramita no Congresso Nacional desde 13 de novembro de 2013, tendo como primeiro signatário o então senador Gim Argelo. Em maio de 2014, o texto passou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ). Já em 2019, o então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) desarquivou a matéria. Após quase três anos paralisada, em 15 de março de 2022, a matéria voltou a ser objeto de atenção de senadoras e senadores, para ser incluída na ordem do dia do Plenário.

A partir de então, a Apadep passou a atuar junto à ANADEP e demais associações estaduais pela reabertura do prazo de emendas, sob o principal argumento que o texto da PEC estaria desatualizado em razão da superveniência da emenda EC 80/14.

Após intenso trabalho de convencimento, defensoras/es obtiveram êxito não só na reabertura do prazo, mas também na apresentação de emenda incluindo a Defensoria Pública no texto original e obtenção do número necessário de assinaturas. Depois disso, diversas carreiras também apresentaram emendas.

Com informações da ASCOM ANADEP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes