Unidade atenderá todos os tipos de violação de Direitos Humanos, com atenção aos familiares de vítimas e sobreviventes da Boate Kiss
Com informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR)
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, assinou o convênio para instalação de um Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) em Santa Maria (RS), nesse sábado (22).
O serviço, que integrará uma rede de aproximadamente 40 unidades distribuídas pelo País, deverá começar a funcionar nas próximas semanas. Para viabilizar o Centro, a SDH/PR firmou um aditivo de convênio com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que já coordena uma CRDH em Porto Alegre (RS).
Formado por uma equipe multidisciplinar, a unidade atenderá todos os tipos de violação de Direitos Humanos, com atenção também aos familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia da Boate Kiss. “Há aqui uma visão humanitária. O que estamos fazendo hoje é uma continuidade daquele primeiro momento”, afirmou a ministra, referindo-se às instituições públicas que atuaram no socorro e apoio na ocasião do incêndio da boate.
Ela também agradeceu a parceria da Defensoria Pública e ressaltou que cada um dos centros atende a toda população, ao mesmo tempo em que ganha especificidades de acordo com o perfil da região.
O defensor-geral do Rio Grande do Sul, Nilton Arnecke Maria, destacou que o futuro CRDH estará à disposição de toda sociedade, com cuidado especial à questão Kiss. “O caso é emblemático e o Centro vai nos aproximar ainda mais”, garantiu ao explicar que a Defensoria pode colaborar na articulação para que a ação coletiva tramite com maior agilidade.
A secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira, afirmou que o “compromisso da promoção dos Direitos Humanos é compromisso de elevar o patamar desses direitos, que passa pela consolidação da democracia”.