O mês de novembro é um período de destaque para a luta antirracista e a Apadep pretende fazer um resgate de histórias negras que tiveram grande relevância para a cidade. Por isso, a Associação irá distribuir 17 inscrições para a Caminhada São Paulo Negra que acontecerá no dia 26 de novembro, a partir da Praça da Liberdade.
Nesta ação, promovida pela Black Bird Viagem em parceria com a Diáspora Black, o grupo percorre a pé um percurso de 3,5 km que começa na Praça da Liberdade e termina na República, conhecendo lugares importantes da historia negra da cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, o antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca.
A migração africana atual, a música e os movimentos negros modernos também são tema das narrativas. Além disso, personagens negros importantes são ressaltados. É o caso da escritora Carolina Maria de Jesus, do jornalista, advogado e patrono da abolição Luiz Gama, do arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas e de Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, data que se tornou feriado em diversas cidades do país.
Inscrições
Para ser contemplada/o com um ingresso para a Caminhada São Paulo Negra, envie mensagem para o WhatsApp da Apaped (11) 97619-2515, até 16 de novembro, às 18 horas, com seu nome completo e o código: CAMINHADA. Serão disponibilizadas 17 inscrições. Havendo um número maior de inscritas/os, será realizado um sorteio.
Caminhada São Paulo Negra
Data: 26/11/22
Horário: a partir das 10 horas
Local do encontro/início: Praça da Liberdade 238 – Metrô Liberdade