O presidente da Apadep, Augusto Barbosa, participou no último dia 21 de setembro, de uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em que a Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis) apresentou os resultados da 2ª edição da pesquisa JUSBarômetro , realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) sobre violência contra a mulher. Entre outros dados, o estudo identificou que apenas 29% das vítimas buscaram ajuda de órgãos oficiais e, quase na mesma medida, 24%, recorreram a amigos, vizinhos e parentes.
Apenas 29% das mulheres do Estado de São Paulo que sofrem violência denunciam seus agressores, sendo que 73% não o fazem porque sentem medo e 31% têm vergonha de levar o caso aos órgãos oficiais. Mais da metade das entrevistadas (55%) apontou as Delegacias da Mulher como principal órgão ao qual recorre, quando recorre e 59% reconhecem a Lei Maria da Penha como importante ferramenta no combate à violência doméstica. No entanto, 42% clamam por um atendimento melhor nos órgãos, com mais empatia e mais sensibilidade, e 40% defendem a busca por melhor capacitação de policiais.
Para 14% das entrevistadas, entre os pontos mais importantes do sistema de justiça para ajudar no suporte às vítimas de violência está aumentar a capacidade de atendimento das Defensorias.
A íntegra da pesquisa, com todos os dados, pode ser lida AQUI.
Apadep prestigia iniciativa da Apamagis para proteção a mulheres vítimas de violência
CONVÊNIOS
Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais
ASSOCIE-SE
Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!