A iniciativa visa também estimular as defensoras públicas a reconhecerem recortes de gênero e raça no âmbito do sistema de justiça, em especial, as questões relacionadas à carreira e desenvolvimento de estratégias para o aperfeiçoamento institucional.
O principal objetivo da jornada é estimular mulheres a participarem da política institucional, por meio da capacitação das profissionais que atuam na Defensoria Pública, proporcionando uma visão crítica das múltiplas dimensões da violência de gênero e o conhecimento da rede de mulheres existente.
O encontro contou com a palestrante Carol Vergolino, jornalista, feminista e codeputada; e teve como debatedora Renata Queiroz, professora de Direito do Trabalho, doutora e mestra em Direito, Estado e Constituição.
A terceira aula do curso de formação política, participação institucional e liderança para defensoras públicas, promovido pela ANADEP em parceria com a APADEP e ENADEP, abordou, na última segunda-feira, dia 19 de julho, o tema “Carreira, Maternidade e trabalho remoto – Interseccionalidade e Desigualdades no espaço de trabalho”.