APADEP no Conselho 22.01.21

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1.png

678ª Sessão Ordinária- CSDP 
22 de janeiro de 2021 | Sessão por vídeoconferência 

DESTAQUES:

  • Segurança em unidades da Defensoria Pública
  • Medidas de valorização da carreira
  • Autorização para abertura de concurso de promoção

    Vídeo da sessão : https://bit.ly/3c2RPzK
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 6.png

Florisvaldo Fiorentino presidiu a sessão após período de férias, falou sobre alguns episódios de roubos de computadores em unidades da Defensoria Pública, sendo o primeiro em Campinas no final do ano passado e uma nova ocorrência na unidade de Limeira, na semana passada, quando 46 computadores de uma mesma marca foram roubados. Florisvaldo disse que a Defensoria nunca havia enfrentado crimes desta magnitude. As investigações identificaram que a Defensoria Pública não era alvo único, mas diversas instituições que possuíam aquele tipo de equipamento. Florisvaldo agradeceu ao trabalho integrado das forças de segurança que recuperou grande parte do parqueamento, o que permitiu que a unidade voltasse a atender, com apoio da CGA e CTI atuando nas tratativas para a rápida liberação e instalação dos equipamentos. Serão adotadas novas medidas de segurança para as unidades.


Na última sexta-feira, dia 15 de janeiro, a DPG participou de reunião do Executivo entre todas as secretarias estaduais. O PGJ também estava presente e foi discutida com ênfase o programa de vacinação contra a COVID-19. Na política de vacinação de São Paulo, há preocupação com os locais de vacinação e a Defensoria Pública está disponível, sem prejuízo do atendimento, caso a secretaria avalie necessário.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 7.png

 Bruno Gozzi (00:14:08), Presidente da Associação de Servidores, servidores acionaram a Associação com diversas dúvidas sobre a normativa de progressão. Bruno agradeceu ao DRH pela ajuda no esclarecimento das dúvidas, apesar da trava de 25%, o que é foco de pedido da Associação.

Bruno também reforçou o pedido pelo chamamento de servidores, apontando vagas ociosas e 17 vagas de oficiais que foram criadas a partir da nomeação de 28 novos Defensores Públicos antes da vigência da Lei 173. 

Florisvaldo Fiorentino falou que as pessoas que seriam prejudicadas pelo interregno entre a data de publicação e a progressão não estavam entre as progressões e, portanto, não houve prejuízo.

Sobre o quadro de oficiais e de agentes, o DPG disse que a dificuldade são os ditames da Lei 173. A única possibilidade são as reposições de cargos para fazer frente às vacâncias. Explicou a métrica aplicada quando há expansão dos quadros de Defensores/as para expansão também do quadro de oficiais, mas o cenário imposto pela Lei 173 dificultou a nomeação de novos oficiais e agentes. Portanto, somente as reposições serão feitas. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8.png

Aline  Penha (00:23:42), Diretora da APADEP, reforçou o pedido por mudança no sistema de segurança das unidades. Também reforçou o pedido para que o diretor da EDEPE participe de sessão do CSDP para falar sobre o programa prohardware e projetos para este ano, considerando também o FUNDEPE, uma vez que a carreira demonstra interesse  e necessidade quanto ao incremento do programa. 

Samuel Friedman (00:27:22) perguntou sobre a possibilidade de instalação de câmeras de segurança nas unidades. Também perguntou sobre a inclusão na pauta do CSDP o processo que envolve a normativa do orçamento.  

Gustavo Minatel (00:29:01)
falou sobre o episódio de roubo na unidade de Limeira. Explicou que a CGA foi ao local no mesmo dia e foi suspenso o atendimento presencial naquele dia (segunda-feira). No dia seguinte os equipamentos foram recuperados e na quarta-feira já foram reinstalados. Gustavo agradeceu às autoridades policiais.   

Pedro Peres (00:32:54) respondeu a Samuel Friedman sobre colocar em pauta o processo que envolve a normativa do orçamento, comprometendo-se a apresentar a relatoria até a segunda quinzena de fevereiro

Juliano Bassetto (00:34:39) solicitou que a Administração Superior faça na próxima sessão ordinária uma apresentação sobre o orçamento e arrecadação, além da questão da EDEPE apresentada pela diretora da APADEP, Aline Penha.

Sobre os assaltos, acredita que a Administração deve se preocupar em adotar medidas para evitar novos episódios, pois identificaram fragilidade de segurança da Defensoria. Acha que talvez seja o caso de rever os contratos de segurança que foram reduzidos pelo contingenciamento. 

Perguntou sobre a notícia de que o TCE se deu auxílio saúde, e, sendo este um referencial para a tomada de decisões pela Defensoria Pública-Geral, perguntou o posicionamento de Florisvaldo, ressaltando que, apesar das restrições, instituições equivalentes estão concedendo benefícios para suas carreiras.

Florisvaldo Fiorentino (00:39:01) disse que a segurança sempre pode ser aprimorada. Há várias possibilidades e instrumentos para diminuir os riscos de crimes patrimoniais. A instalação de câmeras é um dos elementos que estão em estudo pela CGA e será feito um planejamento.

Disse que tem dialogado com o coordenador da EDEPE, Guilherme Piccina, para a modernização dos programas e que irá convidá-lo para participar da sessão do CSDP.

Respondendo ao conselheiro Juliano Bassetto, disse que há uma dinâmica própria do Poder Executivo e o ano fiscal das instituições começa em janeiro, mas o decreto de abertura não ocorreu ainda e a perspectiva é que aconteça nos próximos dias. Esse cenário irá sacramentar o que será feito em termos de previsão de despesa do orçamento da instituição. Provavelmente daqui a duas sessões a 1ª subdefensoria poderá apresentar o cenário. Em 2020 a arrecadação do FAJ chegou próximo ao previsto, apesar do cenário inicial de previsão de arrecadação de R$ 644 milhões, mas houve retomada significativa a partir de setembro e atingiu-se algo próximo da LOA, o que permitiu que a Defensoria Pública honrasse todos os seus compromissos. A correção sobre o superávit financeiro da instituição na LOA terá que ser alinhada com o Executivo. 2021 ainda é um ano complicado do ponto de vista financeiro.

Sobre o auxílio saúde que foi implantado pelo TCE, Florisvaldo entende que equacionar o orçamento é prioridade, mas comprometeu-se a trabalhar durante o ano os assuntos relacionados à remuneração e o auxílio saúde é um dos pontos. No entanto, disse que há conflitos jurídicos e orçamentários a serem superados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 9.png

(00:53:00) Colegiado aprovou por unanimidade a abertura dos concursos de promoção 
 
Processo CSDP nº 004/21 (00:55:30) – Remoção por permuta (10ª DP da Unidade Itaquera e 16ª DP da Unidade Infância e Juventude)
Relator Juliano Bassetto votou pela publicação de comunicado da permuta à carreira
 
Aprovado por unanimidade
 
Samuel Friedman (00:58:57) perguntou sobre a distribuição dos processos aos conselheiros.
 
Florisvaldo informou que ainda hoje serão disponibilizados os acessos.


 

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes