Na quarta-feira, dia 13 de maio, a Presidência da ANADEP e as comissões de Política Criminal e da Infância e Juventude se reuniram para analisar a situação das audiências virtuais criminais e infracionais no país e adotas medidas.
O presidente da APADEP, Augusto Barbosa, participou do encontro na qualidade de diretor jurídico da entidade nacional. O defensor público paulista Daniel Palotti Secco atuou como coordenador da Comissão da Infância e Juventude. A Defensoria Pública de São Paulo também esteve representada pelos/as defensores/as públicos/as Ana Carolina Schwan e Thiago Luna Cury, integrantes das comissões temáticas interessadas.
Ficou consolidado o entendimento de que é necessário haver o reconhecimento institucional sobre as inconstitucionalidades dos atos administrativos editados pelos Tribunais de Justiça no tocante às audiências virtuais nas áreas criminal e infracional, além de ser imprescindível uma atuação unificada que busque resguardar as garantias processuais dos usuários e as prerrogativas funcionais dos/as Defensores/as Públicos/as.
Será elaborada nota técnica pelas duas comissões e levantamento das situações em alguns Estados. A partir disso, a ANADEP atuará junto ao Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), a fim de reverter a decisão de abstenção sobre o tema adotada na última reunião do colegiado, e perante o Conselho Nacional de Justiça, de modo a dar apoio às Defensorias Públicas que contestem os atos dos Tribunais naquela instância.
CONVÊNIOS
Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais
ASSOCIE-SE
Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!