Cerca de 900 pessoas acompanharam no dia 12 de novembro, a cerimônia de abertura do XIV CONADEP, no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. Entre as autoridades presentes estavam o Presidente do STF, Ministro Dias Toffoli; o governador Wilson Witzel e o professor Boaventura de Sousa Santos que ministrou a palestra magna “A reforma democrática da Justiça: em que consiste e quem tem medo dela?”. O evento, que conta com ampla participação de associadas/os da APADEP, tem por objetivo debater o fortalecimento da Instituição e os desafios dos próximos anos, a fim de ampliar o acesso à Justiça e a efetivação da autonomia da Defensoria Pública.
Um dos destaques da solenidade de abertura foi o discurso do Ministro Dias Toffoli que elogiou a atuação da Defensoria Pública. “A Defensoria Pública defende aqueles que não têm voz, Defensoras e os Defensores públicos conversam com aqueles que não tem acesso à Justiça. Vocês promovem um papel histórico, um papel institucional que fala por aqueles que não têm voz, por isso é importante defender a Defensoria Pública. Não esmoreçam nesse trabalho”, destacou.
Também diante dos presentes, o governador Wilson Witzel se comprometeu em garantir a legitimidade da atuação da Defensoria Pública. “Quero reafirmar meu compromisso com a Defensoria Pública. É preciso uma Defensoria Pública forte e atuante para garantir os direitos das pessoas mais vulneráveis. Hoje, vivemos momentos difíceis e de intolerância e, em momentos assim, a Defensoria, através da sua legitimidade, realiza um trabalho de protagonismo em defesa das minorias”, afirmou.
O XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP) acontece de 12 a 15 de novembro e a edição deste ano tem como tema “Defensoria Pública: Memória, Cenários e Desafios”. A proposta é debater o passado, o presente e o futuro da Instituição na busca de uma Defensoria cada vez mais forte e eficiente para a população.
As fotos podem ser baixadas no Flickr da ANADEP