Com o tema “Justiça para quem?”, a 5ª edição da Jornada da Moradia Digna, que acontecerá nos dias 4 e 5 de julho, debaterá este ano a relação da Justiça com a moradia e a cidade. O evento é organizado por diversas instituições públicas e privadas, dentre elas a Defensoria de São Paulo, Ouvidoria da Defensoria e PUC-SP, e por movimentos sociais engajados na questão do direito à cidade e à moradia digna.
Durante a Jornada, os participantes discutirão, essencialmente, a forma como o sistema de Justiça – Juízes, Ministério Público, Defensoria Pública, advogados públicos e populares – tem atuado nos conflitos fundiários urbanos. Ou seja: como as partes envolvidas são ouvidas e atendidas; se as soluções adotadas estão ou não promovendo justiça social. Também será a debatida a criminalização de movimentos sociais envolvidos com a questão da terra e o posicionamento do judiciário em relação ao conflito “moradia x propriedade”
Por conta do tema, esta 5ª Jornada pretende criar espaços coletivos formados, em especial, por segmentos marginalizados da população, onde seja possível compartilhar experiências, aumentar conhecimentos e conscientizar a sociedade quanto à situação de exclusão que tem acompanhado a construção das metrópoles.
Pré-Jornadas
Antes da 5ª Jornada de Moradia Digna, serão realizadas as pré-jornadas, eventos divididos em cinco dias, um em cada zona de São Paulo. Nestes encontros, ocorrerão discussões com moradores e lideranças de comunidades para levantar suas demandas e os problemas por eles enfrentados. Com base nestas informações é que os organizadores definirão quais serão as atividades da Jornada.
As primeiras pré-Jornadas começaram a ser realizadas no começo deste mês, mas a série de encontros preliminares à 5ª Jornada se estende até 13 de junho. Para mais informações e datas das atividades, clique aqui.
Serviço:
5ª Pré-Jornada da Moradia Digna
Data: 4 e 5 de julho de 2015
Local: Avenida Nazaré, 993, Ipiranga (Campus Ipiranga da PUC-SP)
Horário: 9h-18h