EDEPE, EJEP E ILP promovem curso de atualização em direito eleitoral na Alesp

Estão abertas as inscrições para o curso de atualização em direito eleitoral promovido pela Escola da Defensoria Pública de São Paulo (EDEPE), pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), que será ministrado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Voltado a todos os cidadãos interessados, bem como parlamentares, assessores, candidatos, membros de partidos políticos, profissionais envolvidos em campanhas eleitorais, advogados e consultores, professores e estudantes, o curso abordará temas atuais de direito eleitoral voltados para a educação em direitos e promoção da cidadania.

O curso será híbrido (presencial e online) e carga horária total de 8 horas, sempre às quartas-feiras, nos dias 10/08, 17/08, 24/08 e 31/08/2022, das 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas na página do ILP no portal da ALESP: https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/. Para participação online não há limite de vagas. Para participação presencial (vagas limitadas) deve ser preenchido o formulário

Programação do curso

Aula 1 – 10/08/2022 – (Auditório Teotônio Vilela)

Introdução: Democracia. Participação. Eleições. Aspectos Gerais do Registro de Candidaturas. Federações. Coligações. Número de candidatos/as. Convenções Partidárias. Registro. Sistema de inelegibilidades. Impugnação ao registro. Recursos. Reforma da lei de improbidade e impactos no registro de candidatos.

Debatedor: Desembargador Silmar Fernandes

Palestrante: Dr. Francisco Almeida Prado Filho

Aula 2 – 17/08/2022 – (Auditório Teotônio Vilela)

Aspectos Gerais do Financiamento Eleitoral. Da arrecadação de recursos. Financiamento coletivo. Fundo Partidário e Fundo Eleitoral. Financiamento para mulheres e negros. Contratação de pessoal. Contratação de advogados e contadores. Prestação de contas. Diligências. Julgamento. Consequências da desaprovação de contas.

Debatedor: Dr. Marcelo Vieira de Campos

Palestrante: Dr. Michel Bertoni Soares

Aula 3 – 24/08/2022 (Auditório Paulo Kobayashi)

Aspectos Gerais do Processo Eleitoral. Impugnação. Representação. Recursos. AIJE. AIME. Remoção de conteúdo na rede.

Debatedor: Dr. Afonso Celso da Silva

Palestrante: Dr. Marcelo Andrade

Aula 4 – 31/08/2022 (Auditório Teotônio Vilela)

Aspectos Gerais da Propaganda Eleitoral. Das ruas para rede. Permissões, proibições. Impulsionamento. Disparos em massa. Proteção de Dados. Bancos legados.

Conclusão: duas palavras sobre a urna eletrônica.

Debatedora: Drª. Maria Cláudia Bedotti

Palestrante: Dr. Ricardo Vita Porto

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes