Fórum Justiça promove seminário “Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública”

O Fórum Justiça promoverá, nos dias 7 e 8 de maio, o seminário “Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública”. O encontro, que ocorrerá no Museu da República, no Rio de Janeiro, terá o objetivo de discutir a implementação do documento “100 Regras de Brasília” (2008), por meio da participação popular. A programação foi construída a partir das contribuições das duas atividades preparatórias anteriores.

 

“O principal propósito do evento é a integração entre os participantes. Até a própria disposição dos lugares, de forma circular, foi pensada para facilitar o encontro e a troca de ideias”, explicou a Defensora Pública do Rio de Janeiro, Rosane Lavigne.

 

A abertura na manhã do dia 7 de maio será um momento para apresentar o Fórum de Justiça, seus principais articuladores e as metas do seminário. Em seguida, será realizado o painel “Política Judicial e Acesso à Justiça na América Latina: a Cúpula Judicial Ibero-Americana e a Funcionalidade Democrática do Sistema de Justiça”. À tarde, a primeira roda de conversa terá como tema o “Modelo de Justiça Integrador: as dimensões de reconhecimento e a interseccionalidade”, na qual se refletirá sobre o acesso dos diferentes gêneros, etnias, entre outras dimensões ao Judiciário.

 

No dia seguinte, a segunda roda de conversa irá tratar do “Modelo de Desenvolvimento e Mecanismos Inovadores de Participação Popular no Sistema de Justiça”. Entre os objetivos está o levantamento de propostas para a ampliação e a qualificação dos canais de participação no Sistema de Justiça. Em seguida, será realizada a última roda, “Campanha Convenção Regional de Acesso à Justiça”. O foco é criar estratégias para a construção da convenção, bem como elencar os temas que devem ser levados para a discussão. A tarde está reservada aos debates para a construção de um documento do seminário.

 

Confira um resumo da programação:

7 de maio

9h – Abertura

10h – Painel: Política Judicial e Acesso à Justiça na América Latina: a Cúpula Judicial Ibero-Americana e a Funcionalidade Democrática do Sistema de Justiça

14h30 – Roda de conversa I: Modelo de Justiça Integrador: as dimensões de reconhecimento e a interseccionalidade

16h30 – Grupos de Trabalho Temáticos

18h – Apresentação dos grupos de trabalho

8 de maio

9h – Roda de conversa II: Modelo de Desenvolvimento e Mecanismos Inovadores de Participação Popular no Sistema de Justiça

11h – Roda de conversa III: Campanha Convenção Regional de Acesso à Justiça

14h30 – Grupos de Trabalho Temáticos

16h – Apresentação do filme Guapiaçu: O Rio de Janeiro em Risco

17h – Plenária e aprovação de documento final

 

Fonte: ANADEP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes