Defensor de São Paulo faz projeto de educação em direitos com adolescentes sobre sistema eleitoral

O Defensor Adriano Buosi, durante visita a uma escola. (Foto: Ascom/DPESP)
O Defensor Adriano Buosi, durante visita a uma escola. (Foto: Ascom/DPESP)

 

O Defensor Público Adriano Pinheiro Machado Buosi realizou nos meses de setembro e outubro, na cidade de Rio Claro (a 173 km da cidade de São Paulo), um projeto de educação em direitos sobre o sistema eleitoral brasileiro voltado a adolescentes que já podem votar. Buosi visitou e ministrou palestras para alunos de nove escolas estaduais da cidade e para jovens internados na unidade rioclarense da Fundação Casa.

 

Nos encontros, o Defensor falou sobre os sistemas eleitoral e político brasileiros e tirou dúvidas dos adolescentes sobre temas como Constituição Federal, separação de poderes, formas de Estado e governo, o trabalho da Defensoria Pública, políticas públicas voltadas a pessoas carentes, união homoafetiva, criminalização das drogas e liberdade de expressão, entre outros.

 

O Defensor também elaborou e distribuiu aos jovens uma cartilha que explica o funcionamento do sistema eleitoral, a divisão de Poderes e as formas de participação política no Brasil. O material também foi disponibilizado no Fórum de Rio Claro, onde a Defensoria Pública mantém sua unidade.

 

Aproximação

 

“Fiquei surpreso positivamente quanto à abertura dos jovens para as informações passadas. Acreditava inicialmente que seria difícil despertar o interesse dos adolescentes. A experiência demonstrou que eles têm extremo interesse em entender a divisão do Poder no Estado brasileiro, um forte potencial crítico e vontade de mudanças. A falta de informações neste cenário impossibilita a articulação da sociedade para o entendimento de seus direitos e deveres e para a cobrança de políticas públicas, assim como o exercício legal e moral do poder político”, afirmou o Defensor no relatório sobre a atividade.

 

Adriano Buosi disse que as visitas permitiram uma maior aproximação entre os jovens e a Defensoria Pública na área de Infância e Juventude, na qual trabalha. Ele ressaltou ainda que conseguiu verificar pessoalmente as condições em que os adolescentes estudam, o que poderá ajudar em seu trabalho como Defensor, e colocou a instituição à disposição para atendê-los e elaborar novos projetos em parceria com as escolas.

 

Projeto de prática social

 

Adriano Buosi, aprovado no V Concurso Público de Ingresso na Carreira de Defensor Público, elaborou a atividade como projeto de prática social exigido pela Escola da Defensoria Pública (Edepe), um dos requisitos exigidos durante o estágio probatório dos novos Defensores. O projeto teve como orientadora a Defensora Pública Bruna Rigo Leopoldi Ribeiro Nunes.

 

Cerca de 1.100 estudantes participaram das atividades, na estimativa de Buosi. O Defensor ministrou palestras em 13 das 25 turmas de Ensino Médio, de 1º, 2º e 3º anos, das escolas estaduais do município. O projeto deve ter continuidade nos próximos anos, segundo o Defensor Público.

 

Fonte: Ascom/DPESP

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes