LIDERADOS PELA APADEP, DEFENSORES PAULISTAS ENCABEÇAM MOVIMENTO DEFENSORIA SIM, VETO NÃO EM BRASÍLIA!

Um grupo de 50 Defensores Públicos de São Paulo, liderados pela Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP), encabeçou a caravana de mais de 500 defensores de todo o país que estiveram presentes no Congresso Nacional em 06/02,  pedindo aos parlamentares a derrubada do veto ao PL 114/2011, que regulamentaria a autonomia financeira da Instituição de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, como já ocorre com a magistratura e Ministério Público, pilares da Justiça brasileira ao lado da defensoria.

O grupo embarcou para Brasília às 06:30 da manhã e ,chegando na Capital Federal, contou com um ônibus fretado pela APADEP para levá-los ao Congresso Nacional, onde foram conduzidos para o auditório Nereu Ramos, sede do “Seminário Nacional Defensoria Pública na Lei  de Responsabilidade Fiscal”, organizado pela Associação Nacional do Defensores Públicos (ANADEP). Já no caminho para o Congresso Nacional, os defensores paulistas receberam kits com a lista de deputados de São Paulo, a divisão dos grupos, informações sobre os parlamentares e informativos sobre o PLP 114

Na primeira parte do evento, foram debatidas  questões como  “A importância do PLP 114” e “A necessidade de universalização da Defensoria Pública”. A mesa de participantes foi liderada pelo  Senador José Pimentel (PT/CE), autor do PLP 114, que destacou que todos os avanços no sentido de melhorar o atendimento às populações carentes foi  fruto  de  mobilizações populares “mas é preciso dar mais um passo, que é a regulamentação da autonomia administrativa, financeira e orçamentária das DPEs” , concluiu.

No meio do segundo painel, a programação do Seminário foi suspensa para que os defensores públicos se deslocassem com faixas e adesivos do movimento até a presidência da Câmara, onde foram recebidos pelo deputado Henrique Alves, recém  empossado, que garantiu ser favorável ao movimento e prometeu conversar com a presidente Dilma Rousseff sobre o assunto. No encontro,  os defensores públicos entregaram ao presidente da Câmara uma cópia do abaixo-assinado com mais de 25 mil assinaturas coletadas no último mês, em todo o Brasil.

Na sequência, o novo Presidente do Senado, Renan Calheiros, também recebeu das mãos dos defensores públicos o abaixo-assinado e prometeu colocar a apreciação do veto na pauta da Casa, pois “derrubar um veto faz parte da democracia do processo legislativo”,

Ao longo de todo o dia, os defensores paulistas, divididos em 6 grupos de profissionais, ficaram  responsáveis por abordar  os parlamentares, visitando os gabinetes de deputados e senadores por São Paulo para pedir o apoio à derrubada do veto ao PL 114. Entre os parlamentares impactados, o Deputado Federal por São Paulo Cândido Vaccarezza (PT-SP) revelou que “A luta da Defensoria para ter autonomia tem uma base política e social legítima, o que muito me sensibiliza”.Já Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) afirmou que “É fundamental que a defensoria pública tenha orçamento e estrutura próprios”.

A mobilização dos defensores ganhou espaço durante todo o dia em importantes  veículos de comunicação, tais como Folha de S. Paulo, jornal Valor Econômico, Rádio Estadão, G1, site Congresso em Foco, blogs e portais. Além disso, a participação dos defensores paulistas no movimento pode ser checada nas mídias sociais da APADEP e dos próprios defensores, que postaram fotos, relatos e observações sobre a intensa movimentação em Brasília.

Ao final de um dia de muitas articulações, o grupo embarcou de volta a São Paulo às 20:30, certos de que a mobilização pelas causas que norteiam a Defensoria Pública são difíceis, exigem extrema dedicação, mas valem à pena.

“A mobilização de toda a carreira é central na estratégia da derrubada do veto. O esforço de todos, inclusive daqueles que ficaram como substitutos em São Paulo,  mostrou a força política da Defensoria Pública e sua relevância para o fortalecimento da Instituição no cenário nacional”, conclui o Presidente da  APADEP, Rafael Morais Português de Souza.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes