“Contribuir para a erradicação da pobreza e da marginalização, assim como para a redução das desigualdades sociais regionais, colaborando na construção de uma sociedade livre, justa e solidária. De fato, como Defensores Públicos, devemos ter em mente que somos agentes de transformação social e que a Defensoria Pública é instituição necessária e permanente para a concretização do Estado Democrático de Direito”.
Foi com este trecho do discurso do novo Defensor Público Fernando Catache Borian, que tomaram posse na manhã desta sexta-feira (18/09) os 15 novos profissionais da instituição. O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial de São Paulo, na rua Boa Vista, próximo a sede administrativa da Defensoria na capital. O auditório, com capacidade para 150 pessoas, estava completamente lotado. Entre os presentes, além de familiares, amigos e Defensores Públicos, estavam representantes de deputados estaduais, vereadores, da OAB, do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A presidente da APADEP, Juliana Belloque, dirigindo-se aos novos Defensores, disse que tal posse era especial por diversas razões. “É especial para todos os Defensores Públicos do Brasil porque vocês são os primeiros que tomam posse no país após a aprovação da nova lei orgânica nacional da Defensoria, que confere um novo status para a instituição e inaugura uma nova fase para a Defensoria”, disse. Belloque ainda ressaltou a dificuldade do certame deste ano, parabenizou os novos colegas e deu-lhes boas vindas. “Quando a gente busca criar e transformar, a primeira coisa que se transforma somos nós mesmos. Essa mudança vocês vão perceber rapidamente e quando se olharem no espelho e enxergarem essa mudança vocês vão poder dizer com muito orgulho que são Defensores Públicos no Estado de São Paulo. Sejam bem-vindos”.
Na tarde desta sexta-feira, os novos Defensores ainda escolheram os locais onde atuarão. Neste III Concurso Público foram realizadas três fases, sendo que a primeira ocorreu em março e abrangeu questões objetivas. Das 7.985 pessoas inscritas no concurso, apenas 572 foram aprovadas para a segunda fase, que ocorreu em abril e era composta de questões dissertativas e uma peça judicial. Passaram para o exame oral 54 candidatos, sendo que 50 foram aprovados nesta última fase.
Há ainda em trâmite na Assembléia Legislativa projeto de lei que cria 100 novos cargos de Defensor Público Substituto que poderão tomar posse ainda este ano.
Abaixo, os nomes dos mais novos Defensores Públicos do Estado:
FERNANDO CATACHE BORIAN
BRUNO SHIMIZU
CAIO JESUS GRANDUQUE JOSE
RAFAEL FOLADOR STRANO
JULIO GROSTEIN
ANA CAROLINA DE PAULA MACHADO
LEANDRO DE CASTRO GOMES
ARIANE CAROLINO DE PADUA PASCHOAL
FABRICIO BUENO VIANA
PATRICK LEMOS CACICEDO
MARIANA PAGANO GIL
DOUGLAS TADASHI MAGAMI
JULIANA PASCUTTI FERREIRA DE OLIVEIRA
JULIANA DO VAL RIBEIRO
LUIZ FELIPE VANZELLA RUFINO