Missão de Observação Eleitoral da ANADEP conclui que a maioria das/os eleitoras/es confia no sistema eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou em seu site uma matéria com um resumo do relatório da Missão de Observação Eleitoral (MOE) realizada por defensoras e defensores associadas/os da ANADEP durante os dois turnos das Eleições Gerais de 2022. Segundo o relatório da ANADEP, a maioria das/os eleitoras/es entrevistadas/os confia no sistema eleitoral brasileiro.

A MOE da Anadep aplicou 388 questionários durante o trabalho nos dois turnos de votação do pleito desde ano. Foram 281 eleitoras e eleitores entrevistados, 85 mesárias e mesários e 22 integrantes das forças de segurança pública que atuaram nas eleições. O objetivo da pesquisa foi obter informações sobre a confiança da população no sistema eleitoral, os veículos por meio dos quais as pessoas se informam a respeito do pleito e identificar possíveis situações de violências sofridas ou presenciadas nos dias de votação.

Em relação ao grau de confiabilidade no sistema eleitoral, os observadores da Anadep registraram que a ampla maioria, 165 pessoas, atribuiu grau máximo, ou seja, 10 pontos. Também foi verificado que a maior parte dos entrevistados apontou a internet e a televisão como as maiores fontes de informação sobre as eleições.

A Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) foi uma das 8 instituições nacionais credenciadas pelo TSE para a realização das Missões de Observação Eleitoral (MOEs).

O texto completo do TSE sobre a MOE da ANADEP pode ser lido AQUI.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes