Apadep no Conselho 25.05.22

210ª Sessão Extraordinária- CSDP 
25 de maio de 2022 | Sessão por vídeoconferência 

DESTAQUE:

  • Deliberação sobre as regras para realização de concurso de ingresso na carreira

Vídeo da sessão 1: https://bit.ly/CSDP_SE210
Vídeo da sessão 2: https://bit.ly/CSDP_SE210_p2

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 6.png

Rafael Pitanga explicou que a sessão tem como objetivo dar sequência à discussão do processo SEI 2021/0008625 que já passou por um pedido de vista da 2ª subdefensoria e também recebeu uma manifestação complementar da Ouvidoria Geral.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 9.png

Processo SEI nº 2021/0008625 (00:00:30) – Relatório anual da Comissão Especial instituída pela Deliberação CSDP nº 307/14 (que altera a Deliberação CSDP nº 10, de 30 de junho de 2006, que estabelece regras para a realização do concurso de ingresso na Carreira de Defensor Público do Estado)

Relator, Samuel Friedman, sugeriu iniciar a discussão pelas normas específicas do concurso, aprofundando o debate sobre a questão da bonificação.  

Rafael Pitanga (02:16:46) conduziu a discussão sobre bonificações e notas mínimas. Em votação, o colegiado decidiu, por maioria, não prever bonificações e considerar, na primeira fase, para habilitação para segunda fase a necessidade de acerto de 44 questões para a ampla concorrência e 36 para as vagas reservadas. 

Na segunda fase, decidiu-se considerar conjuntamente as duas provas, considerando-se habilitado quem obtiver média de 5 pontos, para a ampla concorrência, e 3 para a reserva de vagas.

Para a terceira fase, prova oral, decidiu-se considerar aprovados quem obtiver média de 5 pontos, para a ampla concorrência, e 3 para a reserva de vagas.

Em seguida, discutiu-se sobre cláusula de barreira e multiplicadores. Em votação, por maioria, vencida a Conselheira Cecília, decidiu-se pela incidência da cláusula de barreira para ampla concorrência em duas vezes a quantidade de vagas na segunda prova escrita e em 1,5 vezes a quantidade de vagas na prova oral; para negros e indígenas e PCD em quatro vezes das vagas reservadas na segunda porva escrita e em duas vezes na proba oral.    

PARTE 2

Processo SEI nº 2021/0008625 (continuação)

Rafael Pitanga ( vídeo 2) fez um resumo sobre a discussão do processo até o momento e abriu o debate sobre os pontos ainda faltantes.

Maíra Tasso (vídeo 2 – 00:03:22) retomou o tema propondo a criação de uma comissão de heteroidentificação para analisar a cota para pessoas trans. Em votação, por unanimidade, decidiu-se pela criação.

Samuel Friedman (vídeo 2 – 00:16:35) propôs que eventuais vagas destinadas a cotas não preenchidas fossem transferidas para o próximo concurso. Maíra encaminhou contrariamente.

(vídeo 2 – 00:31:19) Por maioria o colegiado não aprovou a proposta. 

(vídeo 2 – 00:36:15) Em seguida, passou-se à redação final da Deliberação, compilando as decisões tomadas durante o processo. 

A versão final do texto será validada na próxima sessão.


 


 

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes