STF confirma constitucionalidade da prerrogativa de requisição

Na última sexta-feira, dia 18 de março, encerrou-se no Supremo Tribunal Federal o julgamento da ADI nº 6852, promovida pela Procuradoria Geral da República contra dispositivos da Lei Complementar Estadual nº 988/06. A corte entendeu que a prerrogativa de requisição da Defensoria Pública é constitucional e deve ser mantida.

O tema já havia sido julgado recentemente em ações movidas contra a Lei Complementar Nacional nº 80/94 e Leis Orgânicas de Defensorias estaduais. Neste julgamento, a decisão foi por unanimidade, tendo a Ministra Cármen Lúcia acompanhado a relatora, embora tenha ressalvado seu entendimento de que a prerrogativa é constitucional apenas na seara coletiva.

A Apadep, juntamente com a ANADEP, CONDEGE e Ouvidoria-Geral, trabalhou desde quando foi proposta a ação, revertendo um cenário inicial difícil. O resultado foi uma grande vitória da Defensoria Pública que enaltece a importância da Instituição na defesa da população vulnerável e hipossuficiente.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes